Manchetes do dia – 7.8.2024

Vermelho – Haddad garantiu que o governo se submeteria à cartilha da austeridade fiscal. A medida atinge o principal projeto de indução à retomada do crescimento econômico, no âmbito da agenda de “neoindustrialização” da economia brasileira. Conter esse estímulo é uma espécie de vitória do setor financeiro sobre o setor produtivo na disputa pelo orçamento federal. As áreas sociais tampouco foram poupadas.

Sindicato dos Engenheiros – A longa trajetória de trabalho e luta do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e o marco dos seus 90 anos serão celebrados no dia 16 de agosto, às 19 horas, em sessão solene da Assembleia Legislativa. A programação do evento contará com o lançamento de duas obras produzidas para comemorar o aniversário da entidade: o minidocumentário “SEESP 90 anos” e do livro “SEESP – 90 anos de compromisso com a engenharia e o desenvolvimento social”. 

Sputnik – O Exército Brasileiro celebrou o aniversário de 64 anos do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Rio de Janeiro. Oficiais do alto escalão da Marinha e da Força Aérea também compareceram à cerimônia. Também conhecido como Monumento dos Pracinhas, foi criado para homenagear os brasileiros mortos em decorrência da Segunda Guerra Mundial, tanto os militares da Força Expedicionária Brasileira quanto os civis que faleceram durante os ataques de submarinos alemães U-boot a navios mercantes brasileiros no Atlântico Sul.

Jornal GGN – Com o aumento do desemprego em julho para 4,3%, gerou-se uma média de 4,1% da taxa de desemprego do último trimestre, o que é superior ao menor índice do ano anterior, de 3,5%. Também na semana passada, a Federal Reserve dos EUA não cortou as taxas de juros, prejudicando investidores de emprestar dinheiro.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.8.2024

Deixe um comentário