Manchetes do dia – 6.8.2024

Hora do Povo – O Coletivo Nacional de Eletricitários (CNE) divulgou manifesto denunciando possíveis acordos espúrios, tentados pelos novo donos da empresa, que legitimariam os crimes ocorridos na escandalosa venda da maior estatal de energia da América Latina. Os líderes dos eletricitários lembram que “diferentemente das privatizações dos anos 90 quando um dono ou grupos de grandes acionistas compravam uma empresa em leilão, foi feita por aumento de capital que diluiu as ações do governo brasileiro sem que fossem compradas novas ações ou controle”, denunciam.

Hora do Povo – A Avibrás é a principal fornecedora de mísseis e foguetes para as Forças Armadas do Brasil. A empresa brasileira tem capacidade para produzir mísseis táticos de cruzeiro (MTC), fundamentais nas guerras modernas, com capacidade de neutralizar alvos a até 300 km de distância. Em 2022, no entanto, a empresa pediu recuperação judicial. Marcos José Barbieri Ferreira explicou que existe um interesse geopolítico por trás das propostas da Austrália e da China para comprar a Avibrás. “Vender a Avibrás para a DefendTex [da Austrália] ou para a Norinco [da China] é péssimo, seja para que lado for”.

Vermelho – Com apenas 25 anos, Rebeca Andrade brilhou em Paris e levou nada menos que quatro medalhas: duas pratas (no individual geral e no salto), um bronze (na disputa por equipes) e, agora, o ouro no solo. Em Tóquio 2020, ela já tinha garantido um ouro e uma prata, mostrando que veio para marcar seu nome na história. Com seis pódios no total, Rebeca deixou para trás o recorde dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que tinham cinco medalhas cada.

Hora do Povo – Supremo venezuelano assumiu para si o escrutínio das atas da eleição. O único que faltou à convocação do Supremo foi Edmundo González, que é de extrema-direita, ex-operativo da CIA na guerra suja em El Salvador e entusiasta da privatização do petróleo. Ele já foi nomeado pelo secretário de Estado Blinken seu novo Guaidó 2.0. Desde a primeira eleição de Hugo Chávez, já são 31 eleições, 29 vencidas pelo Pólo Patriótico, encabeçado pelo Partido Socialista Unificado Venezuelano (PSUV), e em praticamente todas a oposição ultraneoliberal, pró-norte-americana e cada vez mais abertamente fascista, tentou de qualquer jeito melar o resultado, gritando “fraude” e perpetrando vandalismo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.8.2024

Deixe um comentário