Manchetes do dia – 23.7.2024

Hora do Povo – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou os rentistas e seus aliados na mídia que querem cortar recursos da saúde, educação e dos aposentados para garantir seus ganhos exorbitantes. Em sua rede social, Gleisi criticou o editorial de jornal “que exige tirar recursos da saúde, da educação e dos aposentados para beneficiar os ricos”. “E nem se envergonha de mencionar que os juros da dívida pública (pagos aos ricos) abrem um buraco de 5% do PIB nas contas do governo”. Em 2023, o país gastou mais de R$ 700 bilhões com pagamentos de juros.

Sputnik – A Eve Air Mobility, empresa fundada pela Embraer para desenvolver projetos de mobilidade urbana, apresentou na Farnborough Airshow, na Inglaterra, o primeiro protótipo em escala real da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O avião elétrico, também chamado de “carro voador”, por ser de pequeno porte, foi produzido na instalação da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e cerca de 2,9 mil modelos já foram encomendados.

Hora do Povo – O Museu Nacional dedicado à memória do campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau anunciou que vai fazer uma denúncia junto à procuradoria da Polônia contra um soldado ucraniano do regimento fascista Azov por fazer chacota das vítimas no nazismo enquanto estava visitando o campo de extermínio que foi palco de uma das maiores atrocidades da 2ª Guerra Mundial. Apologia ao nazismo na Polônia é crime, assim como a negação ou justificação do massacre de mais de 1 milhão de pessoas.

Vermelho – Xi esclareceu os detalhes do projeto, que tem como objetivo aprimorar e desenvolver o sistema socialista com características chinesas e modernizar a capacidade de governança da China, além de alcançar a prosperidade comum para todos os cidadãos. Com isso, o Partido Comunista estabelece um plano abrangente de reformas até meados do século, com foco claro na inovação, sustentabilidade, segurança e governança.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário