Manchetes do dia – 4.7.2024

Hora do Povo – No mês, todas as quatro grandes categorias industriais e 16 das 25 atividades do setor tiveram queda nas produções. Com o segundo resultado negativo consecutivo, um período em que acumula perda de 1,7%, a indústria elimina o ganho de 1,1% obtido no acumulado entre fevereiro e março deste ano. A indústria de transformação em maio variou em queda de -2,2% ante a abril de 2024, época que marcou estagnação em sua produção (0%). Já a fabricação de máquinas e equipamentos recuou -3,5% na mesma base de comparação.

Hora do Povo – Em entrevista exclusiva para o HP, Adilson Araújo, presidente da CTB, defendeu o legado deixado por Getúlio Vargas e a necessidade de “nos apropriarmos dessa experiência”, que possibilitou que o Brasil, durante 50 anos, tivesse o PIB que mais cresceu no planeta. Declarou que a política macroeconômica definida no Consenso de Washington arrochou principalmente os trabalhadores, mas também arruinou a burguesia industrial.

Hora do Povo – O dólar chegou ao maior patamar desde janeiro de 2023. Para o presidente Lula, existe um “interesse especulativo contra o Real”. Ricardo Cappelli lembrou que “o dólar está pressionado pela posição do FED [Banco Central dos Estados Unidos], pelo último debate norte-americano, pelo resultado das eleições francesas” e, mesmo assim, se valorizou em relação ao Real. Esse movimento “é para especular contra o Brasil, tem muita gente ganhando com o dólar”.

Engenharia pela Democracia – Os reflexos dessa instabilidade são particularmente sentidos na América Latina, onde as moedas de vários países têm sofrido significativa desvalorização em relação ao dólar. Na semana seguinte ao debate e à elevação da taxa de juros, os fundos de ações americanas registraram uma entrada de $10 bilhões, enquanto os fundos de títulos do Tesouro dos EUA atraíram $5 bilhões. Se os fluxos normais para fundos de ações dos EUA são cerca de $5 bilhões por semana, durante um período de instabilidade e aumento de juros, esses fluxos podem subir para $15-20 bilhões por semana, conforme relatado por EPFR.com.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

As expectativas de inflação no Brasil e na Inglaterra

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.7.2024

Deixe um comentário