Manchetes do dia – 8.6.2024

Jornal GGN - “Estamos na reta final dos casos da fraude de vacinas e o da ilegal comercialização de joias do patrimônio público. A estimativa é que até o final do mês de junho tenhamos a conclusão desses dois. Novas diligências internacionais foram feitas. Eu respeito a autonomia da investigação, mas a expectativa de conclusão é em junho”. Somam-se a estas investigações a articulação direta de Jair Bolsonaro, militares e o então ajudante de Ordens, Mauro Cid, para impetrar um golpe com uso das Forças Especiais de militares, chamados “kids pretos”.

Hora do Povo - Projeto de lei de 2016 propõe anular delações premiadas feitas por réus presos. A proposta foi ressuscitada pelo bolsonarismo para tentar salvar seu chefe da prisão. O objetivo é anular a colaboração do tenente-coronel Mauro Cid, que confessou e deu informações valiosas sobre a tentativa de golpe liderada por Jair Bolsonaro, assim como deu detalhes também da introdução ilegal, pela alfândega de joias recebidas no exterior pelo então presidente, além da tentativa de venda dessas joias, que pertenciam por lei ao Poder Público.

Sputnik - ”O poder público reitera que as concessões feitas, em detrimento da obrigação de reparação integral do dano pelas empresas responsáveis, possuem o único e exclusivo objetivo de proteção às pessoas atingidas e ao meio ambiente. Por esse motivo, não aceitarão qualquer proposta que julguem implicar em risco de não atendimento desses propósitos”, aponta trecho do documento. O texto original trazia a proposta de R$ 126 bilhões para as ações de reparação na bacia do Rio Doce, mas, para destravar as negociações, o valor foi reduzido.

Vermelho - Uma escola da Organização das Nações Unidas na Faixa de Gaza foi alvo de um bombardeio do exército israelense . O ataque aéreo deixou ao menos 45 pessoas mortas, de acordo com a agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA). O massacre ocorre em meio as tentativa fracassadas da comunidade internacional em frear o genocídio em curso na Palestina, orquestrado pela coalização de extrema-direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.6.2024

Deixe um comentário