Manchetes do dia – 7.6.2024

Hora do Povo - A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre os terrenos da Marinha no litoral brasileiro tramitou durante um tempo como se tivesse como objetivo regularizar moradias populares existentes à beira mar. No entanto, ela escondeu por um bom tempo o seu principal objetivo: privatizar as praias brasileiras e impedir a população de ter acesso ao litoral. Por isso, inclusive, ela ficou conhecida como a “PEC da privatização das praias”.

Hora do Povo - A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou um projeto de lei que permite a entrada de empresas estrangeiras para operar voos domésticos na Amazônia Legal. Atualmente, o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565, de 1986) proíbe que empresas estrangeiras operem voos domésticos em todo o país. Cidades na Amazônia Legal que têm aeroportos e ficam a menos de mil quilômetros de distância, mas não tem linhas aéreas as conectando. Porém, essas linhas já existiram há algumas décadas.

Hora do Povo - A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) recebe, hoje, uma sessão solene em comemoração ao centenário da Revolução Paulista de 1924 e a Coluna Miguel Costa-Prestes. A homenagem contará com a presença de Luís Carlos Ribeiro Prestes e Yuri Costa descendentes de Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. A sessão também contará com a exibição de um trecho do filme “São Paulo Cidade Aberta”, dirigido por Caio Plesman e que possui argumento de Sérgio Rubens de Araújo Torres, fundador da Hora do Povo

Diário da Região - Os Estados Unidos da América (EUA) encontram-se, como é de conhecimento público, em uma grave crise econômica, financeira, política, diplomática e ética. Contudo, pouco se diz das drásticas consequências domésticas do imperialismo. O povo americano tem pagado alto preço pelo desatino de seus governantes.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.6.2024

Deixe um comentário