Economistas pela Democracia - Em meados dos anos 90, Brasil, China e Índia eram vistos como os novos candidatos a potência. Os três com grande base territorial, população, matéria prima, sistema científico-tecnológico razoavelmente desenvolvido, uma boa indústria de base. Trinta anos depois, percebe-se que o Brasil perdeu o bonde. A causa maior foi a profunda financeirização da economia, implementada a partir do Plano Real, mantida pelo governo Lula e aprofundada no pós-impeachment, que corroeu ano a ano a industrialização, trazendo de volta a dependência de produtos primários.
Brasil Energia - Quando se fala em armazenamento de energia, normalmente pensamos em baterias químicas, sobretudo as de íons de lítio. No entanto, com a crescente demanda mundial por armazenamento de energia, outras tecnologias disruptivas, baseadas em princípios básicos da Física, começam a amadurecer. Por exemplo: a energia potencial gravitacional, uma forma reconhecida de armazenamento de energia que pode ser canalizada por diferentes meios.
Construir Resistência - Dirigido por Morgan Spurlock e estrelado por ele, o documentário “Super Size me”, que relata a experiência do diretor que engordou e adquiriu várias doenças depois de se alimentar apenas de sanduíches do MacDonald’s, teve um sucesso estrondoso, arrecadando mais de US$ 22 milhões com um orçamento de US$ 65 mil. Seguindo Spurlock, ele não comia nada além de McDonald’s por 30 dias – e arcou com os efeitos nocivos que essa dieta teve sobre sua saúde.
Vermelho - O general To Lam, de 66 anos, foi eleito o 13º presidente vietnamita. Indicado ao cargo pelo Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, seu nome foi aprovado por 472 dos 473 parlamentares da Assembleia Nacional – o Poder Legislativo no país é unicameral. “Como presidente, continuarei determinado a lutar contra a corrupção”, disse To Lam no discurso de posse. Seu compromisso maior será ajudar a transformar o Vietnã numa “nação de alta renda orientada para o socialismo”, agregou. O mandato presidencial vai até 2026.





Um comentário em “Manchetes do dia – 26.5.2024”