Manchetes do dia – 19.5.2024

Hora do Povo - Os ministros acompanharam o relator do caso, Nunes Marques, e votaram para negar um pedido de salvo-conduto para evitar a prisão de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Alexandre de Moraes declarou-se impedido de votar porque a ação envolve decisões dele no inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro. O inquérito já revelou que Bolsonaro produziu decretos para instalar uma ditadura e os levou até os então comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha para buscar apoio, mas sem sucesso.

Vermelho - O conceito de saúde como um completo bem-estar físico, mental e social é insustentável e inalcançável. As pessoas têm muitos problemas, a maioria das pessoas, pelo menos do nosso país, jamais alcançará a saúde tendo como pressuposto “um combo” de saúde física, mental e social, porque a maioria das pessoas do nosso país não tem a garantia de acesso ao suprimento de necessidades humanas básicas, como por exemplo, alimentação.

Gov.br - A atual estação foi erguida em 2008 e é onde são desenvolvidas pesquisas apoiadas diretamente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  Os pesquisadores realizam monitoramento de aves marinhas de três espécies que se reproduzem no local: Atobá-marrom, Viuvinha-preta e Viuvinha-marrom. Na ilha, também são monitoradas as populações de tubarões por meio do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar). 

Hora do Povo - A justiça alemã multou líder da extrema-direita do país pelo uso de slogan nazista. O fascista Bjorn Hocke, do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) foi condenado a pagar multa de 13 mil euros pelo slogan “Tudo pela Alemanha” durante uma campanha de 2021. “Tudo pela Alemanha” foi o slogan usado pelo grupo paramilitar nazista ‘Sturmabteilung’ ou SA (Tropas de Assalto), uma das principais facções de arruaceiros responsáveis pela ascensão de Hitler ao poder na Alemanha.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.5.2024

Deixe um comentário