Manchetes do dia – 4.5.2024

Hora do Povo - Logo depois de votar pela soltura do mandante do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e de dizer que o Brasil é uma “republiqueta de banana”, Eduardo Bolsonaro, conhecido no país como “bananinha”, foi recebido na Alemanha por Beatrix von Storch. Ela é integrante do partido nazista alemão, “Alternativa para a Alemanha” (AfD), atual admiradora do führer e neta do ministro das finanças de Hitler, Lutz Graf Schwerin. Os dois fascistas fizeram uma self juntos.

Vermelho - As fortes e constantes chuvas que caem sobre o Rio Grande do Sul, principalmente nos últimos três dias, resultaram no que vem sendo considerado o maior desastre climático do estado. As regiões mais atingidas são a Central, dos Vales, Serra e a Metropolitana de Porto Alegre. Há, ainda, mais de 150 pontos de bloqueios em estradas e pontes e municípios com problemas no abastecimento de alimentos, água, energia elétrica e telefonia. 

Sputnik - A estratégia do MCTI para aumentar os investimentos em alta tecnologia, a exemplo da inteligência artificial e da biotecnologia já estão sendo traçada: “este ano estamos promovendo a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em junho, onde vamos elaborar a estratégia que vai definir as prioridades de CT&I [Ciência, Tecnologia e Inovação] dos próximos dez anos. É a partir daí que poderemos definir como serão os investimentos nos setores de alta tecnologia”, afirmou à reportagem a ministra Luciana Santos.

Hora do Povo -  Convocados pela Central de Trabalhadores, mais de quatro milhões de cubanos tomaram as praças e avenidas ao longo da Ilha. Neste momento, afirmou o secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), Ulises Guilarte de Nacimiento, a batalha fundamental é a recuperação da economia e o aporte de cada um e de todos “é essencial para potencializar a eficiência produtiva”, principalmente quando o bloqueio impõe limitações de todo tipo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.5.2024

Deixe um comentário