Manchetes do dia – 1.5.2024

CTB - As Centrais Sindicais CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública Central de Servidores, estão organizando o 1° de Maio 2024, Dia do Trabalhador, no estacionamento Oeste da Neo Química Arena, localizada na Av. Miguel Ignácio Curi, 111; Artur Alvim, com acesso pelo Metrô da Linha Vermelha: Arthur Alvim. Neste dia, não apenas comemoramos as realizações dos trabalhadores globalmente, mas também é uma oportunidade para ponderar sobre as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora: Emprego Decente, Menos Juros, Aposentadoria digna, Correção da Tabela do Imposto de Renda, Salário Igual para Trabalho Igual, Reindustrialização e Reforma agrária.

Vermelho - Com foco na redução dos impostos especialmente para as pessoas de baixa renda, o primeiro dos projetos de lei apresentado pelo governo ao Congresso Nacional para regulamentar a reforma tributária prevê a criação da Cesta Básica Nacional de Alimentos, com 15 produtos essenciais —  in natura ou pouco industrializados — isentos de impostos. Além disso, outros 14 itens terão a alíquota reduzida em 60%. Entre os alimentos que terão imposto zero estão arroz, feijão, leites e farinhas.

Jornal GGN - Luiz Nassif: Há um campo para um pacto entre governo Lula e o mercado, que não passa pela ideia fixa do déficit zero, do arcabouço e outras inutilidades monetárias. Trata-se de um pacto em torno da neoindustrialização. Há um capital financeiro virtuoso e outro deletério. O deletério tornou-se tão disseminado que se esquece dos aspectos virtuosos do capital financeiro. O deletério é o modelo atual.

Vermelho -  As 50 fotografias selecionadas trazem à tona os elementos fundamentais da revolução que culminou na destituição do regime ditatorial que vigorava no país desde 1926. Elas revelam a união da população portuguesa com o Exército em busca de liberdade e justiça social. Os registros de Salgado mostram não apenas os eventos históricos, mas também os choques culturais e ideológicos que permearam o período.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.5.2024

Deixe um comentário