Manchetes do dia – 11.4.2024

Hora do Povo– Os interesses do núcleo bolsonarista com a privatização da maior empresa de Saneamento da América Latina, a Sabesp, começam a ficar mais claros. Enquanto o ex-ministro de Bolsonaro e atual governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), corre para tentar viabilizar a entrega da Sabesp, outros dois nomes fortes do governo anterior manifestam interesse em adquirir uma parcela da estatal e assumir o controle da empresa. Votorantim, Veolia, Equatorial, Cosan e a holding dos irmãos Batista J&F, também pretendem disputar parte do controle da Sabesp.

Jornal GGN - A liberdade de expressão é um direito do público. Precisamos dela para termos acesso às diferentes visões do mundo e, assim, formar com mais autonomia nossa própria opinião. Mas as plataformas prendem seus usuários em “bolhas” em que não têm acesso a visões contraditórias e, por outro lado, impulsionam narrativas fantasiosas e agressivas que produzem maior engajamento. O resultado líquido de sua presença é a degradação da qualidade informativa e formativa do debate.

Vermelho - As revelações de 2016 abalaram governos, expuseram figuras de alto escalão e desencadearam investigações em diversas partes do mundo, abalando a reputação do Panamá como centro financeiro offshore. Entre os réus que serão julgados em um tribunal criminal panamenho estão Jurgen Mossack e Ramon Fonseca Mora, fundadores do escritório de advocacia que protagonizou o escândalo.

Vermelho –  Durante o período da Guerra Fria, a formulação da estratégia de enfrentamento entre as duas grandes potências – os Estados Unidos e a ex-URSS – podia se dar ao luxo de ignorar as relações econômicas, dado o limitado intercâmbio comercial existente entre elas. Isso não é mais possível. A corrente de comércio entre Estados Unidos e União Soviética durante todo o ano de 1979, quando chegou ao seu pico, foi de US$ 4,5 bilhões.  O comércio entre Estados Unidos e China alcançou, em 2023, US$ 758 bilhões.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.4.2024

Deixe um comentário