Economistas pela Democracia – O crédito, quando ofertado em condições adequadas e utilizado com responsabilidade, é uma poderosa alavanca do crescimento econômico, pois permite aos agentes econômicos a realização no presente de seus projetos, seja de investimento, seja de consumo, gerando demanda às atividades produtivas. De acordo com os dados coletados pelo BCB, as condições creditícias do Brasil permaneceram pouco favoráveis a esta dinamização da atividade econômica ao longo da maior parte de 2023.
Hora do Povo – O ministro de Minas e Energia abriu um processo disciplinar contra a empresa italiana. “É um processo extremamente importante, doloroso, mas a dor maior é a da população de São Paulo, com reiteradas interrupções de serviço”, destacou. O centro paulistano ficou no escuro até quatro dias em março por culpa da Enel. A região afetada possui hospitais como a Santa Casa de Misericórdia, que fica no bairro da Santa Cecília, e muitas empresas. No final de 2023, 2,1 milhões de endereços ficaram sem energia na capital paulista após fortes chuvas.
Vermelho - O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial subiu para 50,8 em março, de 49,1 em fevereiro, ultrapassando a marca de 50 que separa crescimento da contração e superando as expectativas dos analistas. Essa leitura mais alta do PMI desde março do ano passado indica um crescimento modesto, porém significativo, sinalizando uma retomada gradual do impulso econômico chinês, que foi afetado pelas rígidas restrições impostas pela pandemia de covid-19.
Vermelho – Foram os maiores protestos desde o 7 de outubro, dia em que o Hamas deflagou a operação tempestade Al-Aqsa. Protestos também foram registrados em Jerusalém, Tel Aviv, Cesareia, Raanana e Herzliya. Os manifestantes exigem: a renúncia do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e a dissolução do seu governo de extrema-direita; novas eleições e a formação de um novo governo; e que os líderes do país concordem com um acordo para a libertação dos reféns





Um comentário em “Manchetes do dia – 3.4.2024”