Manchetes do dia – 2.4.2024

Jornal GGN – Há, claramente, um receio enorme de dar qualquer passo, uma falta de fé na própria intuição. Vá se saber o que 12 anos de abusos, de conspiração – envolvendo todos os poderes -, os anos de prisão, os traumas sofridos fizeram com a psique de Lula. Há uma série enorme de oportunidades abertas para o país, na transição energética e, especialmente, para a criação de um espaço de esperança para o país. Há um presidente que sabe falar com o povo, que conhece a linguagem e os sonhos do povo. Mas não há uma ação concatenada.

Hora do Povo –  Enquanto 18% dos entrevistados não veem diferença e somente 9% pensam que uma ditadura pode ser melhor em certas circunstâncias. O presidente Lula determinou que seu governo não fizesse atos em referência aos 60 anos do golpe de 1964, em um esforço para não tensionar a relação com os militares. A pesquisa Datafolha revelou que essa decisão tem o apoio de 59% da população. 56% dos entrevistados, que não se consideram petistas e nem bolsonaristas, apoiam a decisão. 36% reprovam o veto.

Vermelho - Outros 31%, entre os quais deve se incluir boa parte dos apoiadores do ex-presidente, são a favor; 2% dizem ser indiferentes e 4% não opinaram. A maioria, portanto, faz coro aos que têm usado as palavras de ordem “sem anistia” como forma de pressionar pela punição dos que atentaram contra a democracia sete dias após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Não à toa, a pesquisa esteve entre os tópicos mais comentados do Twitter, muitas vezes atrelado à hashtag “#semanistia”. 

Hora do Povo – Desde 2018, a China adicionou mais de 2 mil programas de graduação em IA, com mais de 300 em suas universidades de elite, disse Damien Ma, da MacroPolo. Ele observou que esses programas chineses de inovação estavam principalmente focados nas aplicações de IA “no setor industrial e de manufatura”, e não tanto na IA generativa (setor que cria sistemas que respondem solicitações em linguagem comum) “que está dominando o setor nos EUA”.Mesmo neste setor, uma parte significativa dos avanços na IA generativa foi feita por pesquisadores formados na China, segundo o estudo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.4.2024

Deixe um comentário