Manchetes do dia – 22.3.2024

Hora do Povo – A Selic sai dos 11,25% para 10,75% ao ano, mantendo os juros reais (descontada a inflação) entre os maiores do mundo. Em comunicado, o Copom enfatizou que fará uma “redução de mesma magnitude na próxima reunião” – sinalizando que deve diminuir o ritmo da redução dos juros após a reunião de maio -, o que seria uma afronta contra o empresariado industrial brasileiro, a economia e o governo, que cobram cortes mais intensos na Selic para que o país possa retomar o crescimento.

Hora do Povo - “A Enel é um case de incompetência. É inadmissível a privatização de serviços essenciais”, prosseguiu o parlamentar. A empresa foi notificada pelo Procon e poderá ser fisaclizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Enel ainda tentou mascarar sua incompetência jogando a culpa pelo apagão sobre e Sabesp, sem que a estatal paulista de saneamento tivesse nada com isso.

EngD – A programação terá o seguinte temário: “Protagonismo e retomada da engenharia, da ciência, tecnologia e inovação para a Nova Indústria Brasil – fortalecer o ecossistema de inovação e a estratégia de ação conjunta entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups”.“É com esse espírito de diálogo, participação e inclusão que convidamos para se inscrever e para enviar suas colaborações, em artigos ou vídeos curtos, para a 1ª Conferência Livre da Engenharia, Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmam os organizadores. As contribuições serão divulgadas da Tribuna de Debates da Conferência.

Diário do Centro do Mundo – De acordo com Blinken, a possibilidade está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo palestino Hamas. “Esperamos sinceramente que os países apoiem isso. Penso que isso enviaria uma mensagem forte, um sinal forte. Mas, claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender”, afirmou. Ele disse ainda que os EUA estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar para que haja um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com a libertação de reféns.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.3.2024

Deixe um comentário