Manchetes do dia – 8.3.2024

Vermelho – Como parte da luta pela igualdade de gênero, o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, do governo federal, contará com uma Agenda Transversal de Mulheres. Segundo o governo, a pauta está presente em 45 dos 88 programas do PPA, distribuídos por 21 ministérios, com destinação de R$ 14,1 bilhões do Orçamento deste ano. “A transversalidade de gênero nas políticas públicas parte do princípio de que as desigualdades entre homens e mulheres, em sua diversidade, permeiam todas as esferas da sociedade e da governança, exigindo, assim, ações concretas em diferentes campos sociais sob responsabilidade de distintos órgãos estatais”, diz o relatório.

Vermelho - “O cenário deste 8M é muito diferente. Antes resistíamos aos retrocessos, agora vemos perspectivas concretas de avanço em várias pautas. Avança na Câmara dos Deputados projetos de minha autoria em reconhecimento ao cuidado materno, à licença menstrual e ao aumento de pena para a violência no terreno digital e principalmente com o uso da inteligência artificial. São muitas as frentes, todas fundamentais para podermos alcançar a igualdade de gênero”, observa, em artigo, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Vermelho - “Estamos trabalhando no MCTI para estimular, valorizar e dar condições de trabalho para as mulheres. A ciência precisa ter a cara do Brasil, e por isso precisa de mulheres, negros, indígenas, contemplar a diversidade da nossa gente”. A ministra anunciou o lançamento, em breve, de edital de R$ 100 milhões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para incentivar meninas e mulheres na ciência. A ideia é estimular o ingresso e a formação desse público nas ciências exatas, engenharias e computação, áreas que registram as menores porcentagens de participação feminina.

Construir Resistência - Armas, juros, energia poluente e inteligência artificial. Esses são os componentes do coquetel de produtos e serviços mais rentáveis no mundo em 2023. É o que indicam os balanços das principais empresas que movimentaram os maiores volumes de capital, num mundo marcado por uma guerra na Europa e o massacre de palestinos por Israel. Mesmo que pareça um paradoxo, é a economia de guerra que movimenta os maiores “mercados” da Europa e da América.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.3.2024

Deixe um comentário