Manchetes do dia – 2.3.2024

PF prende donos de rede atacadista e faz buscas contra patrocinadores dos atos golpistas

Hora do Povo – Os nomes dos alvos não foram divulgados. Todavia, foi confirmada a informação dada, inicialmente pela TV Globo, que um deles é o empresário Joveci Xavier de Andrade, um dos donos da rede Melhor Atacadista. O outro, é o sócio de Joveci, e Adauto Lúcio de Mesquita. Em nota, a defesa dos empresários informou que “não obteve acesso à decisão”. “A realização de apurações pelo Estado é considerada válida, e os investigados veem agora a oportunidade de elucidar completamente as questões em aberto”, aponta o texto.

Em visita à Guiana, Lula defende a paz na América do Sul

Vermelho - Durante sua visita à Georgetown, capital da Guiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância de manter a América do Sul como uma zona de paz. Em declaração à imprensa após uma reunião com o presidente guianês, Irfaan Ali, Lula destacou a necessidade de evitar conflitos na região, ressaltando que a guerra traz destruição e sofrimento, enquanto a paz promove prosperidade e desenvolvimento. “Nós não discutimos a questão do Essequibo, não era o momento de discutir. Mas o presidente Ali sabe, como sabe o Maduro, que o Brasil está disposto a conversar com eles quando for necessário, a hora que for necessário, porque queremos convencer as pessoas de que é possível, através de diálogo, encontrar a manutenção da paz”.

Os ataques mortais que lançam luz sobre crescente número de sem-teto nos EUA

BBC Brasil – Uma série de ataques mortais contra pessoas sem-teto nos Estados Unidos coincidiu com um aumento no tamanho da população de rua no país. Autoridades americanas divulgaram um relatório em dezembro mostrando que o número de pessoas sem-teto aumentou cerca de 12% desde 2022. Os novos dados surgem após a recente prisão de um homem acusado de ser assassino em série de pessoas sem-teto em Los Angeles.

ONU diz que crimes de guerra foram cometidos por Israel e pelo Hamas

Construir Resistência – O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, afirmou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra: “Violações claras dos direitos humanos internacionais e das leis humanitárias, incluindo crimes de guerra e possivelmente outros crimes sob a lei internacional, foram cometidos por todas as partes”. “É hora – já passou da hora – de paz, investigação e responsabilidade”, completou.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.3.2024

Deixe um comentário