Juros altos do BC penalizam as pequenas indústrias, segundo pesquisa da CNI

Hora do Povo – A dificuldade de acesso ao crédito e os juros altos são os principais problemas enfrentados pelas pequenas indústrias brasileiras, que há 10 anos estão insatisfeitas com a situação financeira das empresas. As informações são da pesquisa Panorama da Pequena Indústria entre 2013 e 2023, realizada pela CNI. O Índice de Situação Financeira também não andou bem. Neste ponto, a taxa básica de juros da economia (Selic) se relacionava diretamente com os resultados das indústrias: o pior momento da série ocorreu em 2016, quando atingiu com 29,5 pontos (com o mesmo critério de 0 a 100).
Bandeiras de Israel em ato bolsonarista preocupam entidades judaicas

Congresso em foco - O Instituto Brasil-Israel se pronunciou sobre a utilização de bandeiras israelenses pelos manifestantes. Para a entidade, o ato é parte de uma “instrumentalização da imagem de Israel pela extrema-direita brasileira, baseada na perspectiva imaginária de um país conservador, branco e cristão”. Essa representação “é contrária à realidade de uma sociedade composta por uma população diversa, com rachas internos difíceis de resolver, muito machucada pela guerra”.
Servidores e governo voltam à mesa de negociação e entidades convocam ato contra reajuste zero

Hora do Povo – Conforme a proposta do governo, o funcionalismo só teria reajuste salarial em 2025 e 2026, no total de 9%, dividido em duas parcelas. De forma unificada, as entidades rejeitaram o índice e apresentaram uma contraproposta ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no final de janeiro. A pauta foi apresentada pelo Fonacate, pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Centrais Sindicais e reivindica 34,32% divididos em 3 parcelas iguais de 10,34%, em 2024, 2025 e 2026, para os servidores federais que em 2015 firmaram acordos por dois anos (2016 e 2017); e de 22,71% divididos em 3 parcelas iguais de 7,06%, em 2024, 2025 e 2026, para os servidores que em 2015 fecharam acordos salariais por quatro anos (2016 a 2019).
Protestos denunciam as mortes de 96 jornalistas palestinos em Gaza

Vermelho – Com cinco meses de guerra no Oriente Médio, 103 profissionais de imprensa foram mortos, sendo que 96 são palestinos. Os números chocantes que acometem não só os comunicadores, mas toda a população palestina, fez com que a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), sindicatos e organizações de defesa da liberdade de expressão promovessem em diversas cidades no mundo, na última segunda-feira (26), o Dia Internacional de Solidariedade aos Jornalistas Palestinos. Como efeito de comparação, em dois anos de guerra na Ucrânia, 15 jornalistas morreram, conforme dados do Comitê de Proteção de Jornalistas (CPJ).

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.2.2024”