Encontro Nacional da JPL: “Organizar a juventude brasileira em defesa da reconstrução nacional”

Hora do Povo – Em resolução aprovada pelas mais de 250 lideranças de 10 estados brasileiros, a JPL aponta que a eleição de Lula como uma vitória do povo que só foi possível pela construção de uma frente ampla que reuniu todos os setores interessados no combate ao fascismo. “A frente ampla foi essencial para vencer as eleições, isto é, para defender a democracia”. “Os bolsonaristas não aceitaram o resultado das eleições, tentaram dar um golpe no dia 08 de janeiro, mas nossa unidade venceu. Conquistamos o poder. Agora, precisamos dar a resposta para a população. O primeiro ano de governo teve o retorno de importantes políticas públicas relevantes, que Bolsonaro havia desmontado. Mas para concretizar a reconstrução do país e implementar o projeto de desenvolvimento nacional de que o Brasil necessita, é preciso reduzir os juros, aumentar qualitativamente os investimentos públicos e basear a economia em uma indústria nacional forte, que propicie uma maior geração de emprego e renda, o que não será possível no âmbito do arcabouço fiscal e da irrealística e submissa meta de déficit zero”, destacou a JPL.
Luciana, do PCdoB, assume presidência da Federação Brasil da Esperança

Vermelho - “As federações são um avanço importante para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia no nosso país”, afirmou Luciana. “Neste ano de eleições municipais nos debruçaremos sobre a missão de construir a unidade e ampliação do nosso campo, pensando as cidades e o melhor para nossa gente. Avante!” “As federações permitem um debate permanente de posições e construção de unidade. Então é um avanço para a democracia brasileira”, diz Luciana Santos. Segundo a nova presidenta da FE Brasil, os três partidos trabalham por um cenário “que favoreça as forças populares, progressistas e democráticas” nas eleições 2024, em contrapondo ao crescimento da extrema-direita no País”. Esta será a primeira eleição municipal desde a criação das federações partidárias – uma proposta liderada pelo PCdoB e aprovada no Congresso Nacional em 2021. No pleito de 2022, a Fe Brasil elegeu quatro governadores, quatro senadores, 81 deputados federais e 156 deputados estaduais. Seu principal feito, porém, foi a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, derrotando Jair Bolsonaro (PL).
Vacina da dengue do Butantan protege 79,6% dos imunizados, aponta estudo de eficácia

Hora do Povo – Os resultados de um estudo científico apontam que a vacina contra a dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantan apresenta uma eficácia geral de 79,6% na prevenção da doença. A eficácia geral do imunizante no período foi de 79,6% entre participantes sem evidência de exposição prévia à dengue e de 89,2% entre aqueles com histórico de exposição. A expectativa do instituto é submeter ainda este ano a vacina para aprovação da Anvisa.
Água: o fracasso colossal da privatização inglesa

Outras Palavras – Na Inglaterra, a crise da prestação os serviços de água e esgoto por empresas privadas está sob a luz dos holofotes. Enquanto isso no Brasil a privatização dos serviços públicos de água e esgoto ganha impulso, por meio de variadas formas: venda de empresas estaduais, privatização de serviços autônomos. As dificuldades de financiamento dos prestadores públicos, a atração de governadores e prefeitos pela outorga onerosa paga à vista pelas concessionárias privadas, o apoio do BNDES são elementos da atmosfera tóxica onde a palavra de ordem, cinicamente justificada pela busca da universalização, é ganhar dinheiro com a exploração de um serviço essencial.
.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.2.2024”