Manchetes do dia – 22.12.2023

Lula termina primeiro ano com aprovação estável de 54%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada mostra que, no final do primeiro ano deste terceiro mandato, a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovada por 54% da população. Os maiores índices estão no Nordeste, entre as pessoas de escolaridade e renda menor, entre as mulheres, as pessoas negras e os católicos.  O índice total aferido se manteve igual ao medido pelo mesmo instituto em outubro. No caso da desaprovação, na pesquisa atual o presidente tem 43%, contra 42% naquele mês.

Deputados do PT e outros aliados do governo votam contra meta fiscal de Haddad na LDO

O Congresso Nacional rejeitou uma emenda apresentada pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) para derrubar a meta de déficit fiscal zero em 2024, defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Se fosse aprovada, a medida poderia alterar a meta para um déficit de cerca de 115 bilhões de reais. Não houve votação nominal sobre o dispositivo, mas alguns deputados fizeram questão de declarar o voto contra a meta de Haddad.

Retrospectiva 2023: O ano que nasceu sob o signo da esperança

A vitória de Lula nas eleições presidenciais realizadas em outubro de 2022 afastou o risco iminente de instalação de um regime fascista em nosso país e reascendeu a esperança de dias melhores para os brasileiros e brasileiras. Neste primeiro ano de sua nova gestão, o presidente empreendeu esforços para transformar em realidade o compromisso de realizar um governo pautado pela “esperança e reconstrução”, com a defesa e o fortalecimento da democracia e da soberania naciona, retomada dos programas sociais, valorização do trabalho e combate às desigualdades sociais e às discriminações.

Argentinos vão às ruas contra pacote do arrocho de Milei

Enfrentando o gigantesco aparato policial, população tomou as ruas de Buenos Aires e disse não ao “arsenal anticonstitucional e ilegal” para cercear reivindicação, perda de direitos e de compra Condenando o “pacotaço” de ameaça e porrete esgrimido pelo presidente Javier Milei e sua ministra da (In)Segurança Patricia Bullrich, dezenas de milhares de manifestantes dos movimentos sociais da Unidade Piqueteira (UP) marcharam pelas ruas de Buenos Aires até a Praça de Maio, nesta quarta-feira (20) à tarde, na primeira mobilização contra o governo fascista, recém-empossado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.12.2023

Deixe um comentário