A Reforma Tributária real e as picuinhas

Um dos segredos do sistema tributário brasileiro é sua dependência dos impostos indiretos – aqueles que são por natureza desiguais, porque incidem com as mesmas alíquotas sobre qualquer pessoa, independentemente de sua capacidade contributiva. No Brasil, respondem por algo entre 50% e 60% da carga tributária – contra 30%, em média, na maior parte dos países. Oneram principalmente o consumo de bens e serviços. Estes impostos são chamados de “invisíveis”, lembra Marcelo Lettieri, porque sua cobrança não é explícita – mas embutida no preço das mercadorias. Cerca de 70% das pessoas ouvidas numa sondagem recente creem que não contribuem com o Fisco – por serem isentas do Imposto de Renda…
Lula indica Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, foi indicado para o STF, enquanto o subprocurador-geral Paulo Gonet deve assumir a PGR. Os dois serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e analisados no plenário do Senado. A 11ª vaga no STF estava aberta desde o final de setembro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou. O nome de Dino – que é formado em Direito e já foi juiz federal – sempre circulou entre os cotados para o Supremo. O político maranhense foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais e membro do Conselho Nacional de Justiça
Documentos desmentem Wassef e confirmam que ele recomprou Rolex a mando de Cid

A Polícia Federal recebeu da justiça norte-americana, em cooperação internacional, e-mails trocados entre o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e a loja de joias Precision Watches que mostram a “recompra”, em dinheiro vivo, de um relógio que tinha sido vendido ilegalmente pelo ex-presidente. Nos e-mails obtidos pelo FBI, Mauro Cid diz à Precision Watches que a recompra do relógio iria acontecer em dinheiro vivo. A loja respondeu que qualquer transação acima de US$ 10 mil precisa da assinatura de um documento. Mauro Cid confirmou e falou que o advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, é quem iria até a loja com o dinheiro.
Choque de realidade fez Milei repensar saída do Mercosul

As demonstrações de um choque de realidade do candidato de extrema-direita começaram pelas alianças com os setores que chamava de “velha política” da Argentina. A aliança com o ex-presidente Mauricio Macri, como forma de ter alguma governabilidade no Congresso, irá levar para dentro do governo Milei figuras que tanto atacou, como a candidata de Macri e terceira colocada nas eleições, Patricia Bullrich, anunciada como próxima ministra da Segurança, cargo que já ocupou. Depois Milei baixou o tom e chegou a agradecer nas redes sociais o presidente chinês Xi Jinping pela carta recebida que o parabenizava pela eleição.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.11.2023”