Manchetes do dia – 22.11.2023

“Modelo neoliberal acabou com fiscalização de empresas privatizadas”, denuncia Ildo Sauer

Segundo ele, a lógica trazida após o Consenso de Washington tirou os engenheiros das empresas e os substituiu por financistas. A gestão fixou-se em cortes de gastos e de pessoal e elevação de bônus dos altos gestores. O resultado foi a queda acentuada da qualidade dos serviços ofertados aos brasileiros e uma das tarifas mais altas do mundo. As agências passaram, segundo Ildo, de uma fiscalização por planejamento e controle para indicadores indiretos. A partir daí, não se fez mais manutenção preventiva.

Brasil passa de 120 medalhas no terceiro dia de Jogos Parapan

O Time Brasil segue dando show nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Até esta segunda, a delegação paralímpica brasileira conquistou 127 medalhas, uma média de três pódios por hora. São 55 ouros, 38 pratas e 34 bronzes e a primeira posição no quadro geral de medalhas, muito a frente do segundo colocado, os Estados Unidos, com 46 medalhas (14 ouros, 12 pratas e 20 bronzes). Os destaques do dia ficaram por conta da natação e do tênis de mesa, os grandes puxadores de conquistas. Halterofilismo e judô também deram suas contribuições com mais idas ao pódio.

Servidores Federais: Negociações sem impacto financeiro avançam, reajuste segue indefinido

Mais uma rodada de Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre movimento sindical do setor público e representantes do Governo Federal. Na oportunidade avanços importantes foram apresentados no atendimento às reivindicações sem impacto financeiro. No entanto a recomposição salarial dos servidores federais segue indefinida, dependente e dotação orçamentária que assegure recursos suficientes para resgatar o que se acumulou de perdas inflacionárias nos governos neoliberais (Temer e Bolsonaro), que sequer negociavam com o funcionalismo.

Debate sindical inédito: “A reconstrução nacional, os sindicatos e a democracia”

O que pensam as mais destacadas lideranças sindicais do país? Qual o papel na reconstrução nacional que atribuem aos sindicatos que dirigem? Por que Temer e Bolsonaro tentaram sufocar financeiramente até a morte a estrutura sindical e esvaziar sua capacidade de negociação em nome da categoria? O sistema confederativo e de unicidade sindical estão em risco? O que tudo isso tem a ver com o Projeto Nacional de Desenvolvimento? Essas e outras questões estratégicas, como a questão da energia, serão debatidas por quem as vive no dia a dia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.11.2023

Deixe um comentário