Na contramão do Brasil, TCU quer BNDES engordando especulação ao invés de investir

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o pleno do tribunal rejeite o acordo fechado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda, que revisa o cronograma de devolução de repasses feitos pela União ao banco de fomento. O acordo entre o BNDES e a Fazenda foi firmado com o objetivo de alavancar novas concessões de empréstimos pelo banco, que contribuirão para a reindustrialização do país. Em seu posicionamento, a área técnica desconsidera as justificativas apresentadas pelo BNDES para repactuação da devolução do aporte financeiro, que ocorreu entre 2008 e 2014, de cerca de R$ 440,8 bilhões, que poderiam ser pagos até 2060 ao Tesouro, mas que passou a ser antecipado a partir de 2015, prejudicando o caixa do BNDES e, consequentemente, os desembolsos do banco aos financiamentos.
Presidente do STF afirma que Big Techs “tribalizam a vida” ao permitir fake news

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que as redes sociais estão “tribalizando” o debate público e defendeu a remuneração de jornalistas por conteúdo veiculado nas plataformas. O ministro disse que “é mais importante do que nunca para a sobrevivência da democracia a valorização da imprensa tradicional, com compartilhamento de receita, porque as plataformas digitais não produzem conteúdo, elas reproduzem o conteúdo da imprensa”. Para ele, “precisamos fazer, na vida e no Brasil, com que mentir volte a ser errado de novo”. “Nenhuma tese ou causa que precise de mentira e ódio pode ser uma causa boa. Estamos precisando de um certo choque de civilidade, voltarmos ao tempo em que pessoas que discordavam possam sentar na mesma mesa, mesmo que não pensassem da mesma forma”.
O Brasil não está preparado para ondas de calor extremo
A crise climática obviamente não é causa, não é natural, é consequência. De quê mesmo? Repitam comigo: por causa da exploração desenfreada dos recursos naturais do planeta, do famigerado capitalismo. Um modelo econômico que sempre se sobrepôs à natureza, e ao ser humano, em prol do lucro. A partir do início dos anos 70, surgiu a versão mais predatória, o neoliberalismo, implementado sob golpe militar, no Chile: a escola de Chicago. Depois, com Margaret Thatcher e Ronald Reagan, a praga se espalhou pelo mundo.
Israel ignora situação de pacientes e invade maior hospital de Gaza

Agências internacionais destacam que testemunhas afirmaram ter visto dezenas de soldados israelenses entrarem encapuzados e atirando para o alto no local, exigindo que todos os cidadãos acima de 16 anos se entregassem. A ação provocou pânico e correria, segundo relatos. Um jornalista da AFPindica que as pessoas no interior do Al-Shifa, entre pacientes, refugiados e integrantes da equipe médica, são interrogados até mesmo dentro do serviço de emergência do local.


Um comentário em “Manchetes do dia – 17.11.2023”