Manchetes do dia – 14.11.2023

Tarifas abusivas em serviços básicos forçam endividamento das famílias

Os gastos com contas básicas têm pesado cada vez mais no orçamento das famílias, segundo a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, divulgado no último dia 9 pelo Serasa. Mais da metade dos entrevistados, entre endividados e inadimplentes, despendem o maior percentual de seus orçamentos mensais para garantir o pagamento das contas básicas, ao mesmo tempo que o número de dívidas com os serviços tem crescido. Com os monopólios privados, na maioria estrangeiros, cobrando as mais altas tarifas nos serviços de energia elétrica, água, internet, telefone, gás de cozinha, entre outros, e os alimentos ainda com custo elevado, os brasileiros apertam o orçamento para garantir as contas básicas e a alimentação da família.

Especialista explica os problemas causados com a privatização da energia

O engenheiro eletricista Professor Álvaro Martins, que é conselheiro do CREA-SP pelo Sindicato dos Engenheiros – SEESP, para jogar “luz” aos acontecimentos, explica aspectos importantes sobre a atuação da empresa para entendermos como a privatização do sistema elétrico criou a “tempestade perfeita” que gerou o caos em São Paulo. Martins, que é especialista em energia e sistema elétrico de potência, alerta: “não são somente os empregados das empresas estatizadas que sofrem as consequências nefastas das privatizações, mas todos nós, como agentes consumidores dos serviços”.

Ex-sócio revela que filho ’01’ usou R$ 200 mil em espécie para abrir loja

Segundo Santini, esse montante seria decorrente de distribuição desigual nos lucros e no valor proveniente da venda da loja. O empreendimento em questão estava localizado em shopping na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e foi alvo de quebra de sigilo bancário durante investigação do Ministério Público fluminense relacionada ao chamado escândalo das ‘rachadinhas’, no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O MP argumenta que a franquia foi usada para lavar dinheiro do esquema que seria gerido pelo ex-assessor Fabrício Queiroz, na Alerj.

Confira os principais pontos do debate entre os candidatos à presidência da Argentina

Sergio Massa (União pela Pátria) e Javier Milei (Liberdade Avança) participaram do debate presidencial neste domingo. O encontro aconteceu faltando uma semana para o segundo turno que definirá quem será o próximo presidente da Argentina. Massa, com tom calmo, segurou as rédeas da discussão que contou com seis blocos temáticos e durou cerca de duas horas. No primeiro bloco, o candidato do UxP encurralou o libertário com perguntas que ele não sabia responder e expôs as inconsistências de sua proposta de governo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.11.2023

Deixe um comentário