
17 de Novembro de 2023 renova-se a direção do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Confea, bem como as representações fiscalizadoras das profissões (engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos) nas unidades da federação – os Crea.
O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta o exercício profissional, por instrumentos administrativos normativos. Enquanto Conselho Federal, é a instância superior da fiscalização tendo como atribuição julgar em última instância os recursos sobre registros, decisões e penalidades impostas pelos Conselhos Regionais. Já o ato de verificação e fiscalização das atividades e das profissões reguladas pela Lei nº 5.194/1966 é de competência dos Crea.
Se você valoriza o conhecimento e a inovação, com ética e transparência, precisa conhecer o Amaury Monteiro. Ele é engenheiro, mestre em Administração, com ênfase em gestão ambiental e sustentabilidade e professor da FGV e diversas faculdades de engenharia em São Paulo. Entre as muita associações que participa, destaca-se a Engenharia pela Democracia.

Para atuar em linha com as demandas do desenvolvimento nacional, é preciso mais engenharia e compromisso com o Brasil:
- Investir em projetos e obras de Engenharia, de todos os portes, em especial em infraestrutura, como às do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ampliando o acesso da população a esses serviços.
- Defender as empresas estatais estratégicas, contra privatizações, principalmente nos setores elétrico, petróleo, gás e saneamento.
- Privilegiar aquisições de bens e serviços pelo Estado junto aos fornecedores locais e fortalecer os arranjos da indústria e empresas brasileiras com as instituições de ensino e PD&I nacionais.
- Valorizar a agricultura familiar como pilar essencial para erradicar a fome.
- Otimizar a gestão do Sistema CONFEA/CREA nos serviços que presta, valorizando as entidades associativas e instituições de ensino de seus conselhos.
- Atuar em prol de melhor qualificação dos profissionais do Sistema, inclusive com formação humanística e ambiental, e fortalecer o exercício profissional. Reafirmar o compromisso com à cidadania e à democracia, buscando superar com equidade as desigualdades em todas as suas formas.

Conheça mais do Amaury Monteiro em sua página e no Facebook.

2 comentários em “Confea: conhecimento e inovação, com ética e transparência”