STF dá aval para bancos tomarem imóvel da população endividada

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, por 8 votos a favor e 2 contra, que os bancos podem tomarem imóvel de devedores sem acionar a Justiça. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Luiz Fux, que argumentou que a lei de 1997 sobre a alienação fiduciária de imóveis e permite que o próprio imóvel financiado seja usado como garantia, é constitucional. Para Fux, a execução extrajudicial não afasta por parte do devedor “o ingresso ao Judiciário a qualquer momento, para dirimir eventuais irregularidades ocorridas no curso da cobrança extrajudicial, conferindo a possibilidade do exercício do contraditório judicialmente”.
Fim do parcelamento sem juros seria um desastre econômico, afirma presidente da CNC

“Alguns players do mercado travam uma campanha agressiva para limitar o parcelamento no cartão de crédito, dizimando o poder de compra do consumidor”, alerta José Roberto Tadros “Com a redução do teto de juros para o rotativo, os bancos pretendem impor mudanças no parcelado sem juros, sob o discurso de que têm prejuízos com a inadimplência na concessão de créditos. Em recente reunião do Banco Central, foi aventada a possibilidade de limitar o parcelamento em 12 vezes”, ressalta Tadros, em artigo publicado no portal Poder 36, neste sábado (28), sobre o limite de parcelamento de juros do cartão de crédito. “E é aqui que fomos colocados em uma situação perigosa para o cenário econômico”, alerta o presidente da CNC
Antonio Guterres apela pela união de forças parar deter a crise em Gaza

O secretário-geral da ONU apelou pela união de forças para pôr fim ao pesadelo do conflito em Gaza, onde a situação se torna mais desesperadora. “Lamento que, em vez de uma pausa humanitária criticamente necessária e apoiada pela comunidade internacional, Israel tenha intensificado as suas operações militares”. Guterres insistiu na necessidade de um cessar-fogo humanitário imediato, da libertação incondicional de todos os reféns e da entrega de ajuda humanitária sustentada numa escala que satisfaça as necessidades do povo de Gaza.
Judeus ocupam estação de trem em NY para exigir que Israel pare o genocídio em Gaza

Os manifestantes portavam cartazes declarando “Judeus exigem cessar-fogo já”, “Lamentar os mortos, lutar desesperadamente pelos vivos”, “Não em nosso nome”, “Biden você não tem como esconder sua cumplicidade com o genocídio” e “Palestina Livre”. A polícia chegou para desalojar os manifestantes que realizaram a manifestação na hora de pico de movimento e houve confronto com a polícia da cidade e cerca de 200 manifestantes foram detidos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.10.2023”