Manchetes do dia – 26.10.2023

Com investimentos em queda, economia fica negativa em agosto, aponta Monitor do PIB-FGV

“Na retração de 0,6% da economia brasileira em agosto, comparado a julho, destacam-se negativamente dois componentes. Pela ótica da oferta, a forte queda na agropecuária é explicada pela redução da colheita de safras, como a soja. Pela ótica da demanda, a retração na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) tem se aprofundado principalmente devido ao desempenho negativo do segmento de máquinas e equipamentos. O comportamento negativo da agropecuária era de certa forma esperado, devido ao calendário de colheitas e ao forte desempenho positivo observado no setor no primeiro semestre. No entanto, o contexto de retração da FBCF [de 5 pp] é bastante diferente tendo influência da alta taxa de juros do país”, segundo Juliana Trece.

Lula descarta intervenção no RJ; Castro fala em “terrorismo” de milícia

A crise de segurança no Rio de Janeiro está no radar do governo federal. Lula da afirmou que vai reforçar o apoio ao estado, sem, no entanto, “tirar a autoridade” do governador Cláudio Castro (PL). A declaração acontece um dia depois de milicianos incendiarem 35 ônibus e um trem na zona oeste do Rio. Foi a resposta do crime a uma operação da Polícia Civil que resultou na morte de Matheus da Silva Rezende, o Faustão, número dois na hierarquia da milícia na região. Ele é sobrinho de Zinho, chefe da maior milícia do Rio de Janeiro.

“Demissões do Metrô são retaliação do governo à greve dos metroviários”, denuncia sindicato

A entidade afirma que “o governo Tarcísio e a direção do Metrô fazem demissões injustas em retaliação à poderosa luta do dia 3/10 contra as privatizações e terceirizações”. De acordo com o Sindicato, funcionários já haviam sofrendo advertências e chegaram a protestar e encaminhar pedido de negociação sobre as medidas, no entanto, “fomos surpreendidos por 8 demissões e 1 suspensão de trabalhadores do Metrô, entre eles, diretores do Sindicato, inclusive o vice-presidente da entidade”.

Israel bombardeia a Síria e deixa fora de operação aeroportos de Damasco e Aleppo

Um ataque aéreo israelense aos dois principais aeroportos da Síria deixou uma pessoa morta e outra ferida e os colocou temporariamente fora de operação, denunciou a agência síria de noticias, Sana. Segundo a Sana, que citou oficiais militares sírios, “por volta das 05h25 de domingo, o inimigo israelense realizou simultaneamente um ato aéreo de agressão com ondas de mísseis vindos da direção do Mar Mediterrâneo a oeste de Latakia e da direção do Golã sírio ocupado, visando os aeroportos internacionais de Damasco e Aleppo”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.10.2023

Deixe um comentário