Manchetes do dia – 25.10.2023

“Margem Equatorial brasileira é a maior oportunidade”, diz especialista

O professor titular da UFMA e ex-presidente da ANP, Allan Kardec Duailibe, destacou a importância do  Brasil explorar a Margem Equatorial, além da necessidade de usar essa  fonte de riqueza para combater a fome e a desigualdade no país. O seminário foi realizado na semana passada. A Margem Equatorial brasileira também “com a chegada do BNDES, com a chegada da Petrobrás, significa preservação ambiental ao contrário do que dizem”.

De Santos Dumont à Embraer: Brasil incomoda Atlântico Norte quando o assunto é aviação

Em 23 de outubro de 1906, o mineiro Santos Dumont realizava primeiro voo do 14-Bis. 117 anos depois, o país celebra o Dia do Aviador, em homenagem ao inventor, e figura também como um dos principais atores no setor da aviação, comercial e militar, em todo o mundo, graças à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O especialista em aeronáutica e professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcos José Barbieri, ressalta que a Embraer é reconhecida como a maior empresa de alta tecnologia em território brasileiro

China caminha para se tornar a líder da nova ordem automotiva

Os chineses já estão à frente em termos de produção de automóveis. Em 2022, de cada três veículos fabricados no mundo, um foi produzido em alguma planta fabril da China (seja de montadora nacional, seja de alguma multinacional estrangeira). De um total de 85 milhões de veículos emplacados no Planeta, 27 milhões tiveram mão de obra chinesa. Uma comparação com o Brasil realça a grandeza desses números. “A capacidade brasileira de produção é de 4,5 milhões de automóveis por ano, mas os emplacamentos anuais são da ordem de apenas 2,3 milhões. Nosso pico, alcançado em 2013, foi de 3,7 milhões de veículos”, registra Alex Custodio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim (MG).

Morre Idibal Piveta, dramaturgo e advogado dos presos políticos

Morreu aos 92 anos, César Vieira, um dos maiores nomes do teatro brasileiro. Nascido Idibal Almeida Piveta em Jundiaí, em 1931, Vieira foi autor, diretor e advogado brasileiro. Foi um dos fundadores do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, pioneiro na utilização dos processos de criação coletiva, dedicando-se a uma dramaturgia popular e comprometida com o teatro de resistência. Como advogado César Vieira teve importante atuação defendendo presos políticos durante a ditadura militar. Ele mesmo foi vítima da repressão durante o regime ditatorial, sendo preso e torturado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.10.2023

Deixe um comentário