Manchetes do dia – 12.9.2023

Alckmin visita Vale do Taquari e anuncia liberação de R$ 741 mi para áreas atingidas no RS

Alckmin, que ocupa a Presidência da República enquanto Lula está na Índia para a reunião do G20, desembarcou no Rio Grande do Sul na manhã de domingo, onde visitou as áreas atingidas pelo ciclone extratropical. Ele foi acompanhado por uma comitiva formada por ministros e secretários, sendo recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB). No domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que subiu para 43 o número de mortos após as fortes chuvas que atingiram a região Sul do país nos últimos dias.

Correios vão investir R$ 854 mi do próprio caixa para ampliar operação e automatização

Os investimentos, que estão dentro do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, buscam modernizar e ampliar a capacidade de processamento da estatal, tanto nos ramos de cartas, como em encomendas nacionais e internacionais. Passado os quatro anos do desastroso governo Bolsonaro, que buscou  enfraquecer os Correios para privatizá-lo, a estatal voltou ao seu objetivo de elevar a eficiência dos seus serviços à população, o que só podem ser alcançados por meio de investimentos, não pelo corte de custos e desmonte do patrimônio empresa. 

Brasil ganha na OMC direito de retaliar EUA por subsídio ao algodão

A autorização foi dada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), com base em queixa feita pelo Brasil de que o governo norte-americano subsidiava a produção de algodão acima do permitido pelas regras do comércio internacional. Pela decisão, o Brasil poderá impor sanções comerciais aos Estados Unidos nas áreas de bens, serviços e propriedade intelectual. Segundo o MRE, as sanções envolvem valores de USD 800 milhões.

O governo Allende e os 50 anos do golpe: do sonho à tragédia

A chamada “via chilena”, que prometia “uma revolução ao sabor de empanadas e vinho tinto”, foi um processo revolucionário único, atraindo olhares e pessoas de diferentes partes do mundo. Todavia, o sonho do socialismo democrático daria lugar a uma ditadura brutal que durou 17 anos, assassinando e torturando milhares de pessoas e transformando o Chile no primeiro laboratório mundial do neoliberalismo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.9.2023

Deixe um comentário