Manchetes do dia – 24.8.2023

Vargas, um brasileiro como nenhum outro

Getúlio, estudioso do direito e da administração, criou a organização do Estado Brasileiro. O modelo organizacional do nosso Estado Nacional, criado à época colonial (1549), assim permaneceu até 1930, e foi alicerçado em três pilares: a defesa externa (o capitão-mor da Costa), a justiça e segurança pública (o ouvidor-mor) e as finanças (o provedor-mor). Qualquer outra atividade aqui desenvolvida estava entregue à iniciativa privada, ao mercado. Cabe-nos honrar e manter o Brasil Independente, revitalizar e atualizar, com os recursos tecnológicos disponíveis no século XXI, a Era Vargas.

Roberto Campos acha arrocho pouco e juros altos precisam ser mantidos

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a defender a manutenção dos juros altos no Brasil. Ao falar na Conferência Anual do Santander (banco espanhol no qual trabalhou), na terça-feira (22), Campos Neto disse que, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a mensagem do BC foi de que os juros ainda “precisam ser restritivos”.

Bolsonaro coleciona depoimentos à PF; dia 31/8 tem mais dois marcados

Além de prestar depoimento à Polícia Federal (PF) sobre o caso da venda ilegal de joias da União, nesse mesmo dia o ex-presidente também está intimado pela corporação a depor sobre mensagens enviadas via Whats App com fake news e em defesa de um golpe de Estado contra a eleição do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. As duas oitivas somam-se a ao menos outras quatro que apuram casos distintos envolvendo o ex-presidente. 

Índia se torna o primeiro país a pousar nave no polo sul da Lua

“Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento”, comemorou Narendra Modi, primeiro-ministro do país, que ingressou na sede de controle da missão virtualmente desde a África do Sul, onde participa da cúpula do BRICS. A bem-sucedida missão lunar da Índia não é só da Índia… Este sucesso pertence a toda a humanidade”, acrescentou Modi. O pouso bem-sucedido faz da Índia o quarto país a chegar à Lua, depois dos Estados Unidos, da União Soviética e da República Popular da China.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário