O Brasil precisa de uma imprensa forte, livre e questionadora

Não é novidade que a Folha de São Paulo busca se colocar como uma instituição “em defesa da democracia”. Mas episódios de cumplicidade entre o jornal e a ditadura também já são conhecidos publicamente. É preciso jogar luz não apenas neste histórico de colaboracionismo e na mudança de posição, como também em qual democracia o jornal defende. E pensar em para qual modelo de sociedade caminhamos.
“O que está em debate é o fortalecimento da negociação coletiva e dos sindicatos”

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o que está sendo discutido no momento como forma de financiamento para os sindicatos é uma “contribuição negocial”, a ser debatida e aprovada em assembleias e não a recriação do imposto sindical. O grupo tripartite está debatendo uma forma de financiamento vinculada ao “processo negocial”, “fortalecendo sindicatos com ampla cobertura sindical e com segurança jurídica na contratação coletiva”.
Delgatti é um novo caso Assange

O juiz Ricardo Leite é figura menor nesse jogo. É um quadro menor da Lava Jato, que, no auge da campanha, tornou decisões em casos que fugiam à sua alçada, meramente para atuar politicamente. Estava alinhado com um grupo que negociava explicitamente interesses nacionais com grupos estrangeiros. Sua decisão de mandar soltar Delgatti antes do depoimento na CPI e, depois, condená-lo a 20 anos, mereceria ser melhor analisado.
O governo Allende e os 50 anos do golpe no Chile: do sonho à tragédia

A chamada “via chilena”, que prometia “uma revolução ao sabor de empanadas e vinho tinto”, foi um processo revolucionário único, atraindo olhares e pessoas de diferentes partes do mundo. Todavia, o sonho do socialismo democrático daria lugar a uma ditadura brutal que durou 17 anos, assassinando e torturando milhares de pessoas e transformando o Chile no primeiro laboratório mundial do neoliberalismo.

4 comentários em “Manchetes do dia – 23.8.2023”