Manchetes do dia – 19.8.2023

Governo reduz juro do consignado para aposentados e pensionistas

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução da taxa do teto de juros para a concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS. Assim, a taxa máxima de juros cobrada em empréstimos do consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, desceu de 1,97% ao mês para 1,91%. O novo limite foi proposto pelo Ministério da Previdência Social. No início deste mês, o comandante da pasta, Carlos Lupi, havia alertado que “a questão do consignado continua muito grave”. “Nossa meta é baixar o teto, porque ali é criado um paradigma para outros setores”, disse o ministro.

Setor empresarial tem lista de prioridades para Conselho do Brics 

Antes do início oficial da cúpula, o Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) se reúne. A delegação brasileira é organizada pelo Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ideia é que os empresários dos países entreguem aos chefes de Estado um documento com recomendações. De acordo com a CNI, o Conselho Empresarial é formado por 25 empresas, sendo cinco membros de cada país. Atualmente, quem compõe o Conselho por parte do Brasil são Vale, WEG, Banco do Brasil, BRF e Embraer. O Conselho conta com nove grupos de trabalho nas seguintes áreas: agronegócio, aviação, desenvolvimento de competências, desregulamentação, economia digital, energia e economia verde, infraestrutura, manufaturados e serviços financeiros.

“Terceirização põe em risco a segurança do usuário”, denuncia líder dos metroviários de SP

Wagner Fajardo, representante eleito dos funcionários do Metrô de SP, ex-coordenador-geral do sindicato, afirmou que após terceirizações na CPTM, “caiu a qualidade do serviço e, como consequência, da segurança. Nas linhas 8 e 9 da CPTM já assistimos vários descarrilamentos e choques de trens”, aponta. O conselheiro revelou que votou contra a proposta de revisão orçamentária para 2023 e orçamentária para 2024, “porque significavam mais redução de custos, da qualidade e da segurança”. Para o dirigente, “o instrumento usado no enxugamento dos custos é a terceirização de atividades dos metroviários, ou, mais concretamente, a precarização dos postos de trabalho”. Fajardo registrou seu repúdio à terceirização da manutenção preventiva dos trens da linha 15.

Missão espacial russa Luna-25 entra na órbita da Lua

Esta é a primeira vez na história pós-soviética da Rússia que uma estação automática entrou na órbita da Lua. A aterrissagem da sonda no polo sul da Lua está planejada para 21 de agosto. A Luna-25 foi lançada na sexta-feira desde o cosmódromo de Vostochny, no extremo leste da Rússia. Quase 50 anos se decorreram desde que a então União Soviética enviou a Luna-24 à Lua. Graças às novas tecnologias e uso de materiais compostos, a Luna-25 pesa um terço da antecessora, equivalendo a um carro de 1,8 toneladas. A estação carrega 31 quilos de equipamentos científicos e está equipada com um total de oito câmeras e um braço robótico. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 19.8.2023

Deixe um comentário