Manchetes do dia – 1.8.2023

BlackRock confirma ao Estadão que considera o Brasil um paraíso da especulação

O maior fundo especulativo do mundo, a norte-americana BlackRock, que gira US$ 10 trilhões pelo mundo em busca de ganhos rápidos e fáceis, acaba de declarar que seu melhor negócio em todo o planeta é a dívida pública brasileira. O motivo é que o Banco Central do Brasil, apesar das críticas do mundo empresarial, dos economistas, dos trabalhadores, dos agentes econômicos e do próprio presidente Lula, segue pagando a maior taxa de juros reais do mundo.

Cortes no orçamento reforçam urgência da redução dos juros pelo BC

As áreas essenciais de saúde e educação foram as mais afetadas pelo decreto presidencial que contingenciou os recursos do Orçamento de 2023. Esses cortes respondem pela metade do bloqueio que o governo foi obrigado a promover em razão da drenagem criminosa dos recursos federais para o pagamento da amortização e dos juros da dívida pública. Segundo a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), em 2022, o país consumiu nada mais nada menos que R$ 780 bilhões ao amortizar e honrar com os juros da dívida, cujos custos são definidos pela taxa Selic.

Hidrogênio Verde: Uma Oportunidade Emergente

Diversas regiões brasileiras se apresentam com potencial promissor para a exploração do H2V. O Nordeste, com ênfase para o Ceará, está em posição de destaque, aproveitando seu excepcional potencial eólico e solar. Contudo, a região Sudeste, mais especificamente a Baixada Santista, também conta com condições favoráveis para se engajar nessa frente.

De volta aos livros: Suécia recua na digitalização de escolas após resultado desastroso

Uma decisão recente do Ministério da Educação da Suécia reforça os riscos à aprendizagem trazidos pela política de digitalização da sala de aula. O país sueco suspendeu um plano ambicioso de digitalização do ensino. “Estamos em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais”, advertiu a ministra da Educação, Lotta Edholm, após ver a nota do país despencar no Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), exame internacional que avalia o desempenho em leitura dos(as) estudantes.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.8.2023

Deixe um comentário