Manchetes do dia – 16.7.2023

“SUS é o melhor sistema de saúde pública”, diz Lula ao sancionar o Mais Médicos

Programa Mais Médicos, que bateu recorde de inscrições com mais de 34 mil inscritos, prevê a abertura inicial de 15 mil novas vagas para profissionais da saúde, com a efetivação de 28 mil até o final de 2023. Lula relançou o programa por meio de uma medida provisória (MP) publicada em março e aprovada em junho pelo Congresso Nacional. Com a lei, o governo vai investir R$ 3,7 bilhões no programa nos próximos 3 anos.

Uso de fratura de dedo como tortura é identificado em prisões de 5 estados

Os casos foram verificados, até o momento, pelo menos nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Amazonas e Pará. “Por óbvio, isso é uma forma completamente ilícita, não é algo que possa se justificar a partir de nenhum viés, não há nenhuma justificativa legal, isso se configura muito claramente enquanto um crime. Um crime de tortura porque é uma forma de castigar, de impor um castigo ilegítimo, injustificado, para além do castigo que é a própria privação de liberdade”, disse a coordenadora do MNPCT, a advogada Carolina Barreto Lemos.

Ásia não precisa de corrida armamentista, diz China sobre ameaças de expansão da Otan

A China rechaçou a ambição da Otan de se intrometer na Ásia-Pacífico e criticou as tentativas de minar o papel central da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na arquitetura de cooperação regional do Leste Asiático. Criada em 1967, a Asean reúne Indonésia, Malásia, Vietnã, Singapura, Brunei, Laos, Camboja, Tailândia, Myanmar e Filipinas. O encontro na capital da Indonésia reuniu representantes de 10 países da Asean junto com outros oito países — Austrália, China, Japão, Índia, Nova Zelândia, República da Coreia, Rússia e Estados Unidos. Wang os exortou a “apoiarem sinceramente o papel central da Asean e a construírem uma base sólida para a paz”.

A reconstrução da Ucrânia

Cada vez com mais milhares a morrerem em combate e infraestruturas dizimadas pelos mísseis russos (e agora também com zonas do território russo a serem atingidas), os governos ocidentais e as multinacionais pretendem acelerar a reconstrução da Ucrânia, fazendo dela um baluarte da UE e da OTAN mesmo enquanto dura a guerra. A UE veio anunciar um investimento de 50 mil milhões de dólares para ajuda à Ucrânia. A omnipresente companhia de capitais privados Blackrock e o gigante da banca norte-americana JP Morgan alinharam na angariação de capitais privados para a reconstrução da Ucrânia. Estão a «oferecer» os seus serviços, a troco de serem os primeiros a beneficiar de todas as oportunidades de investimento.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.7.2023

Deixe um comentário