“Vamos unir nossos países para extirpar a biopirataria da Amazônia”, defende Lula

Além do desmatamento zero até 2030, ele cobrou também que os países ricos parem de enrolar e paguem os US$ 100 bilhões anuais prometidos em 2009 e que nunca foi cumprido. “Afinal, foram eles que emitiram historicamente a maior parte dos gases do efeito estufa”, apontou o presidente, em discurso na Colômbia. “Precisamos proteger a propriedade intelectual e prevenir a biopirataria na Amazônia, desenvolvendo e aproximando nossos sistemas nacionais de uso do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais”, salientou.
Congresso da UNE terá a presença de Lula

Entre os dias 12 e 16 de julho acontece em Brasília o 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). A atual presidenta da entidade, Bruna Brelaz, destacou a importância da presença de Lula: “Com muita alegria anunciamos a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 59º Congresso da UNE. Depois de tantos anos de retrocessos e descaso com a educação, finalmente vamos realizar o encontro dos estudantes com o presidente que mudou a cara das universidades do Brasil”. Durante o congresso serão realizados debates e atos políticos, além de atividades culturais.
Ciência e Tecnologia anuncia investimento de R$ 41 bilhões e afirma necessidade da redução dos juros

Os recursos, operados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e serão investidos na forma de crédito e subvenção econômica em instrumentos de estímulo à inovação nas empresas. Ao participar da primeira reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), na quinta-feira (6), no Palácio do Planalto, o secretário-executivo do MCTI, Luís Fernandes, afirmou que “o esforço que estamos empreendendo agora para promover uma nova industrialização no Brasil deve incorporar um forte componente de estímulo e apoio à inovação empresarial como um dos pilares, talvez o pilar central, desse esforço”.
EUA manda a Kiev bombas de fragmentação banidas em 108 paises

Ela se caracteriza por espalhar um grande número de bombas menores por uma vasta área podendo matar de forma indiscriminada a civis na região atingida. Estas minibombas passam a ser espraiadas em alta velocidade por uma área de até 400 metros de raio, sem qualquer definição de alvo, o que fez com que fossem banidas pela Convenção de Dublin, em 2008. E mais, as pequenas bombas que não explodem imediatamente ficam como uma ameaça latente por décadas. Até mesmo os governos que até aqui apoiam a intervenção dos EUA através da Otan na Ucrânia, a exemplo da Inglaterra, Alemanha, Espanha e Canadá rejeitam a criminosa ideia de Washington do envio das bombas de fragmentação

Um comentário em “Manchetes do dia – 9.7.2023”