Manchetes do dia – 18.6.2023

AGU prova no STF que privatização da Eletrobrás é ilegal e tem “grave desproporcionalidade”

O modelo de participação acionária é contestado para que a lei de desestatização da empresa seja interpretada de modo que a União exerça controle na empresa proporcional ao percentual de ações que detém. A AGU alerta para a desproporcionalidade na gestão da Eletrobrás, uma vez que um grupo que detém apenas 0,05% das ações da empresa indicou três representantes para o Conselho de Administração, enquanto a União, que tem 42% das ações, não consegue indicar nenhum.

Não há justificativa para o governo de São Paulo privatizar a Sabesp, afirma professor da USP

O professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Pedro Luiz Côrtes, ressalta que a administração estadual não apresentou razões que justifiquem uma eventual decisão pela desestatização da empresa. O governo de São Paulo detém 50,3% do controle da Sabesp,  que é gerida em regime de sociedade anônima de capital aberto. A companhia obteve, em 2022, lucro de R$ 3,12 bilhões, resultado 35,4% superior aos R$ 2,3 milhões registrados no ano anterior.

Filme mostra a perversidade capitalista contra a juventude trabalhadora

O filme colombiano, Os Reis do Mundo tem como tema principal a perversidade do capitalismo sobre a juventude da classe trabalhadora. Em cartaz na Netflix, o longa conta a saga de cinco adolescentes moradores de rua em Medellín, uma das maiores cidades da Colômbia. Fica explícita a crueldade que se dá pela disputa da posse da terra na Colômbia e em todo o lugar, quando latifundiários se apossam de toda terra que encontram pelo caminho, sem medir esforços para anular qualquer resistência.

Morre Daniel Ellsberg, americano que denunciou as mentiras sobre a guerra do Vietnã

Ex-analista da Rand Corporation e depois funcionário do Pentágono, Ellsberg havia participado da confecção do estudo de 7.000 páginas, pedido pelo então Secretário da Defesa, Robert McNamara, em 1967, que destrincha a guerra e suas causas. Em ato de enorme coragem, Ellsberg copiou os Documentos do Pentágono e os entregou ao The New York Times, que os reproduziu, expondo as mentiras oficiais e levando alento ao movimento pelo fim da guerra e retirada do Vietnã.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.6.2023

Deixe um comentário