Manchetes do dia – 4.6.2023

A origem do Homo sapiens

Outro debate surgiu com esse fóssil: até então, acreditava-se que nossa espécie teria evoluído no leste africano, na região da Etiópia. Com os achados em Jebel Irhoud, surge a possibilidade de que nossa espécie tenha evoluído, também, no norte da África. A partir disso, sugere-se que a nossa espécie teria tido uma origem Pan-Africana, ou seja, que ela teria surgido em pontos distintos do continente africano e evoluído contemporaneamente e independentemente nesses locais, o que muita gente contesta do ponto de vista conceitual.

“Paciência acabou”: ministro critica descaso da Samarco com recuperação dos danos causados em Mariana

A Samarco é uma joint venture entre a BHP Billiton e a privatizada Vale. O rompimento da barragem em Mariana deixou 19 mortos e causou impacto a dezenas de cidades mineiras e capixabas na Bacia do Rio Doce. Silveira afirmou entender que a Samarco é a responsável objetiva pelos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão.

Fábrica desativada em Camaçari (BA) vai produzir baterias, carros e ônibus elétricos

A produção de carros elétricos no Brasil é um dos temas que está no centro do debate, juntamente com a crise que assola o setor automotivo no país. A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do planeta, chegou no Nordeste por meio do grupo cearense Carmais em outubro de 2022,com forte aposta na eletrificação Seus dois primeiros modelos foram o SUV Tan e o sedan Han, ambos com conjuntos motrizes totalmente elétricos e movidos por baterias. 

Marco temporal e as terras indígenas – opinião de Merli Diniz

Descobrimentos, como o do Brasil e da América, são versões de países que sempre tomaram e exploraram os verdadeiros donos das terras que, pacíficos, de línguas e de civilizações diversas, desconheciam a cultura de dominação europeia. Tal narrativa faz da história oficial do nosso país, que não condiz com o que realmente aconteceu. A chegada inesperada e inusitada à nossa terra foi acidental. Não descobriram e sim, encontraram por acaso. Infelizmente, para nossos indígenas.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

4 comentários em “Manchetes do dia – 4.6.2023

      1. Iso, obrigada pelo prestígio. Fiquei honrada.
        Para mim também foi um prazer te conhecer e pensarmos de modo igual nas questões nacionais.

        Curtir

Deixe um comentário