Neurodivergentes e a neurodiversidade

Astrid e Raphaëlle

Quem já assistiu a série francesa apresentada na TV brasileira como “Bright Minds” sabe como a neurodivergente Astrid ajuda a comandante Coste a desvendar os crimes retratados. Mas o que são pessoas neurodivergentes?

O Blog do EAD traz muitos indicativos, em matéria focada no mercado de trabalho.

“Uma pessoa neurodivergente”, explica o artigo, “é aquela que tem um desenvolvendo neurológico atípico. Ou seja, diferente daquilo que se considera padrão na sociedade.” O termo foi criado pela socióloga australiana Judy Singer, que está dentro do especto autista, para servir como contraponto a “neurotípico”.

O artigo aborda as características da neurodiversidade – que não é doença – e suas vantagens no mercado de trabalho, para concluir:

“O que todos os dados e relatos nos mostram aqui é que a neurodiversidade é uma condição que pode trazer muitos benefícios para o mercado de trabalho, mas que é pouco aproveitada por conta de estigmas e preconceitos. 

Contratar pessoas neurodivergentes pode trazer mais criatividade e foco para o ambiente de trabalho, além de mudanças físicas e flexibilidade que pode beneficiar a todos os colaboradores. 

Porém, a promoção dessa inclusão depende de uma melhor percepção por parte de gestores, lideranças e do setor de RH.” (+1488 palavras, Blog do EAD)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: