A Lista de Schindler

O multivencedor do Oscar A Lista de Schindler, conhecido filme de Spielberg, tornou muito conhecida uma das facetas das tenebrosas relações de produção na Alemanha nazista: o trabalho escravo nos campos da Polônia – “os salários são pagos à SS” – e a liquidação da vida dos “inservíveis”, em meio à forte corrupção envolvendo contratos públicos.
Poldek Pferfferberg, um dos mais de mil “judeus de Schindler”, consagrou sua vida para perenizar a trajetória de Oskar Schindler e mostrar como ele adquiriu consciência da essência do regime nazifascista e o esforço que fez, ao lado de sua esposa Emilie, para salvar vidas – “quem salva uma vida, salva a humanidade”. Francisco Silva Sousa, do Te Contei, traz muitos detalhes não só sobre a obra cinematográfica em si, mas também sobre o que significou a obra do cidadão alemão que hoje jaz em Jerusalém.
Diante da desenvoltura com que agia o “Batalhão Azov” na fronteira russa da Ucrânia, rever a história bem nos diz “já vi esse filme”.

Avatar de Francisco Silva SousaTe Contei

A Lista de Schindleré um filme de drama histórico norte-americanode 1993 dirigido e produzido por Stiven Spielberge escrito por Steven Zaillian. É baseado no romance de 1982,Schindle’s Ark, do romancista australiano Thomas Keneally.

O filme segue Oskar Schindler, um empresário alemão, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus holandeses do Holocausto, principalmente poloneses, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.

É estrelado por Liam Neesoncomo Schindler, Bem Kingsleycomo o contador judeu de Schindler Itzhak Sterne Ralph Fiennescomo o oficial da SS Amon Goth.

As ideias para um filme sobre osSchindlerjuden(judeus Schindler) foram propostas desde 1963. Poldek Pfefferberg, um dosSchindlerjuden, fez da sua vida a missão de contar a história de Schindler. Spielberg ficou interessado quando o executivo Sidney Sheinberg enviou a ele uma resenha sobre aSchindler’s Ark.

A Universal Picturescomprou os direitos do romance…

Ver o post original 3.468 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “A Lista de Schindler

Deixe um comentário