“A missão principal do Projeto Portinari é a democratização (da arte)”

Blog do Renato

Em entrevista à Agenda Tarsila, João Cândido Portinari conta como leva adiante o legado e a obra do pai. Em fevereiro, o MIS Experience abre a exposição imersiva Portinari para Todos, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

‘Mãe, por que o pai não trabalha?’. ‘Como assim, João?’ ‘Ele só vive pintando, o dia todo’. A inocência infantil permitiu este diálogo entre João Cândido Portinari e Maria Portinari, mas hoje, aos 82 anos, é ele quem mantém o Projeto Portinari – iniciado há 42 anos – e leva a obra e os ensinamentos de seu pai para onde é possível. Em breve, uma de suas maiores pinturas,Guerra e Paz, painéis que estão na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), nos Estados Unidos, devem viajar para Roma, na Itália, onde ficarão em exposição. “E depois devem seguir para China e só de pensar fico…

Ver o post original 2.615 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: