Fundamentos Teóricos do Plano Biden: A Posteriori

Fernando Nogueira da Costa trata, em quatro capítulos, do plano Biden para a recuperação econômica dos EUA e, quiçás, da sua liderança planetária, vez que o país já se encontra, em vários aspectos, no retrovisor chinês.
Aquém do que outrora foi o New Deal, e mesmo do Green Deal que se desenhava no norte, há uma preocupação de inspiração euro-oriental com algo chamado uso pleno das forças produtivas, algo que agora, ao custo de penosa aprendizagem prática, chega ao menos ao universo legal brasileiro: ao lado da inflação, o fomento do pleno emprego.

O estudo completo pode ser conferido em Estudo do Plano Biden.

Blog Cidadania & Cultura

Apresento meu quarto artigo da quadrilogia a respeito do Plano Biden. Baixe o estudo:

Fernando Nogueira da Costa.Estudo do Plano Biden. Blgo Cidadania & Cultura. abril 2021,

Cerca de três anos após o lançamento do PlanoNew Deal, em 1933, suas ideias-chaves foram racionalizadas, teoricamente, pelo economista inglês John Maynard Keynes em sua obra clássicaTeoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda.Processo semelhante ocorrerá com o Plano Biden, lançado no início de 2021, ou já são conhecidos os fundamentos teóricos para sua elaboração?

O Plano Biden fica aquém doGreen New Deal,defendido por democratas progressistas como a deputada Alexandria Ocasio-Cortez. Mas ele contém investimentos significativos em uma “economia verde”, como o apoio aos mercados na produção de veículos elétricos e outros programas para a redução das emissões de dióxido de carbono. Isto faz dele o maior esforço governamental norte-americano já…

Ver o post original 1.357 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: