Fundamentos Teóricos do Plano Biden: A Posteriori

Fernando Nogueira da Costa trata, em quatro capítulos, do plano Biden para a recuperação econômica dos EUA e, quiçás, da sua liderança planetária, vez que o país já se encontra, em vários aspectos, no retrovisor chinês.
Aquém do que outrora foi o New Deal, e mesmo do Green Deal que se desenhava no norte, há uma preocupação de inspiração euro-oriental com algo chamado uso pleno das forças produtivas, algo que agora, ao custo de penosa aprendizagem prática, chega ao menos ao universo legal brasileiro: ao lado da inflação, o fomento do pleno emprego.

O estudo completo pode ser conferido em Estudo do Plano Biden.

Blog Cidadania & Cultura

Apresento meu quarto artigo da quadrilogia a respeito do Plano Biden. Baixe o estudo:

Fernando Nogueira da Costa.Estudo do Plano Biden. Blgo Cidadania & Cultura. abril 2021,

Cerca de três anos após o lançamento do PlanoNew Deal, em 1933, suas ideias-chaves foram racionalizadas, teoricamente, pelo economista inglês John Maynard Keynes em sua obra clássicaTeoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda.Processo semelhante ocorrerá com o Plano Biden, lançado no início de 2021, ou já são conhecidos os fundamentos teóricos para sua elaboração?

O Plano Biden fica aquém doGreen New Deal,defendido por democratas progressistas como a deputada Alexandria Ocasio-Cortez. Mas ele contém investimentos significativos em uma “economia verde”, como o apoio aos mercados na produção de veículos elétricos e outros programas para a redução das emissões de dióxido de carbono. Isto faz dele o maior esforço governamental norte-americano já…

Ver o post original 1.357 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: