BNDES sucateado, Mercado de Capitais em espera da explosão da “Bolha”… e Governo inerte

Nada a se opor ao mercado de capitais. Mas se o Brasil dispõe, além de recursos orçamentários para investimentos (menores que 0,5% do PIB), de Bancos públicos que podem financiar empreendimentos de infraestrutura e produção de interesse nacional, por que sacar dinheiro deles para fechar as contas públicas, em que somente o dispêndio com juros e amortizações é ilimitado?
Seria o caso de o governo capitalizar o BNDES, não o contrário. Mas parece preferir atrelar o Brasil à boa vontade do capital de fora, com poucas chances de sucesso no médio prazo.

Blog Cidadania & Cultura

Com todos os tropeços dos cenários macroeconômico, fiscal, político e institucional do país, nos últimos anos, o mercado de capitais mostrou resistência em se deslanchar. Houve lançamentos maiores de debêntures pela tendência de queda dos juros até 2019, mas como crash em março de 2020 com marcação-a-mercado secundário fez os Fundos de Crédito Privado “micarem”. Com Grande Depressão e queda de arrecadação fiscal, a divisão política impede a pauta econômica neoliberal avançar.

Se não bastasse tudo isso, uma pandemia global, as emissões de ações primárias, quando as empresas pegam dinheiro para investir nos projetos, só atingiram R$ 65,5 bilhões no ano passado. Essa cifra, somada a outros R$ 52,3 bilhões em ofertas secundárias, para o bolso de quem vendeu, resultou no melhor ano do histórico para as ofertas públicas de ações.

Esses dados retratam apenas o quanto as empresas obtiveram com a emissão de ações. Outros cerca de…

Ver o post original 2.281 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: