Marielza Milani Profissão: Engenheira

Neste 11 de Dezembro, Dia do Engenheiro, entrevistamos a Eng. Marielza Milani, que fez do seu mister uma ferramenta pelo bem comum.

O que é a engenharia?

Ela faz com que tudo aconteça da melhor maneira possível ,  com menor custo, excelente qualidade e com as melhores inovações. Tem responsabilidade no meio ambiente e na geração de empregos na indústria de transformação, na infraestrutura e muito mais. Definir uma das mais brilhantes profissões do mundo com interligações com todas as áreas do conhecimento é um pouco complicado, mas esta interligação é o grande benefício que ela traz para a vida das pessoas

Fale da sua trajetória na engenharia

Foram os excelentes exemplos de um primo que, desde 1958, fez engenharia na Poli e morou na casa de meus pais, e do meu irmão, que sempre disse que queria ser engenheiro desde menino

Entrei na Poli em 1966, portanto este ano fiz 50 anos de formada. Em 1971 comecei na Rhodia S/A, na primeira turma de trainees, sendo  a primeira engenheira e única, na época em São Paulo , contratada pela empresa em Santo André. Trabalhei lá por 15 anos no controle de qualidade, centro de pesquisa, financeiro ( já em SP) e depois na área comercial.

Em maio de 1986 fui para a Lerma Ind. e Com. S/A, do grupo Porto Seguro, para ser a Superintendente desta tecelagem. Em 1992 eu comprei a fabrica  e em 2007 encerramos as atividades .

Você também atuou como dirigente da indústria?

Em 1997 eu ingressei como diretora no Sinditextil-SP (até hoje) e depois na ABIT, Fiesp (2004 até hoje) e CIESP e, como todo dirigente que participa dos sindicatos e associações, percebi que não há nenhuma politica pública para incentivar a indústria.

Tínhamos e ainda temos uma politica de comadres que não tem uma estratégia e nem plano para fazer uma indústria competitiva. Somos um pais que tem tudo para dar certo, mas os políticos atrapalham e não ajudam. Sou uma pessoa completamente desiludida com o nosso povo, porque ele elege sem saber em quem vota.

Mas você não se conformou e se ofereceu para mudar…

Em 2012 tive o prazer de o Miguel Manso me convidar para ser a candidata a vice-prefeita na cidade de São Paulo com ele, pelo novo Partido Pátria Livre. Sua equipe tinha um projeto de governo muito bom, mas não era conhecido o suficiente para ser votado pela população.

O aprendizado nesta campanha foi muito interessante e mostra que, apesar de termos poucos votos, o candidato que ganhou  copiou várias coisas que tínhamos colocado no nosso plano de governo. Não tenho nenhuma vontade em entrar na política, mas participar de grupos que pensem em Brasil e não no seu próprio quintal e agora estou buscando saber melhor sobre meio ambiente e economia circular e trabalhar nisso.

Na pessoa da Marielza, parabenizamos todos os colegas que diuturnamente engenheiram pela construção de um Brasil senhor de sua técnica e das suas riquezas.

FELIZ DIA, ENGENHEIROS! PARABÉNS, BRASIL!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Marielza Milani Profissão: Engenheira

  1. Tive a oportunidade de trabalhar com a Marielza na época em que ela estava na Rhodia.
    Foi minha chefe e a pessoa que me deu oportunidade para a área de pesquisa e inovação na empresa, e onde me aposentei agora em 2020 após 48 anos.
    Sou testemunha de sua dedicação ,profissionalismo em tudo que comentou.

    Parabéns Marielza

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: