Bancos Desvalorizados: Vendas de Partes acima da Soma do Todo

Certamente não é trágica a situação dos grandes bancos brasileiros ante à pandemia. Um olhar simples ao gráfico que ilustra a matéria original mostra ganhos acionários – leia-se especulativos – superiores até a 30% no ano, para quem vendeu em dezembro e recomprou em março/abril, É fato que os lucros caíram no segundo trimestre em relação aos períodos predecessor e seguinte deste ano, mas ninguém embolsou menos de R$ 1 bilhão por mês, considerados os quatro maiores bancos em operação no país.
Nogueira trata também das reestruturações havidas, em que novos atores dos mesmos grupos e donos fazem parecer maior concorrência quando, de fato, significam maior concentração de renda em um número mais restrito ainda de bolsos; afinal, computador não recebe comissão de vendas de produtos financeiros.

Blog Cidadania & Cultura

Talita Moreira (Valor, 19/11/2020) informa: os três maiores bancos privados brasileiros estão neste momento debruçados sobre processos de reestruturação, e não há coincidência nenhuma nisso. Com lucros em queda e desempenho das ações fraco desde o início da pandemia, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander buscam formas não apenas de destravar o valor de alguns ativos, mas também de gerar mais eficiência.

O passo mais recente foi dado pelo Santander. O banco anunciou estudar separar a credenciadora de cartões Getnet em uma empresa à parte, que deverá ter ações listadas na B3 e ADRs nos Estados Unidos.

É estratégia parecida com a pretendida pelo Itaú dar à sua participação na XP Investimentos: segregar essas ações em uma nova empresa. Depois, será cindida e terá o capital aberto. Os especuladores passam a valorizar à parte aquele ativo — forma de manutenção de riqueza — antes incorporado na carteira do banco.

Nos…

Ver o post original 830 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: