Santos da inovação, do desenvolvimento tecnológico e do conhecimento

Reduzir desigualdades igualando oportunidades na formação do cidadão

Extraído do programa do Movimento 65

Cada criança santista que vem ao mundo precisa de igual oportunidade de se tornar, no futuro, um adulto saudável e socialmente responsável. Assim, os Poderes públicos precisam complementar os esforços familiares, comunitários e privados para a formação dos novos cidadãos.

A obrigação primaz da municipalidade é assegurar o ensino desde a creche até a quarta série do ciclo fundamental, mas a qualidade hoje ofertada deve ser expandida, na medida da possibilidade, aos degraus superiores da formação escolar, dentro dos princípios das diretrizes brasileiras de Educação e da Formação Integral – intelectual, afetiva, física, ética, estética, técnica e socioambiental.

Para isso é preciso dispor de um quadro profissional completo e motivado e contar com a participação da sociedade em todo o processo. Também é preciso que o ensino e o ambiente escolar sejam atraentes aos alunos, além de outras garantias que evitem o atraso e a evasão escolar.

Mas não é só aos jovens santistas que o esforço educacional se dirige: os filhos de pais que trabalham em Santos, os adultos que precisam de formação ou requalificação para avançar no mundo do trabalho e os estudantes de outras cidades e países que escolhem Santos para sua formação superior e produção intelectual também precisam do cuidado municipal.

Todo esse esforço pode ser integrado à produção de conhecimento, tecnologia e inovação que incremente não só a economia santista, regional e nacional, mas também conduza à ampliação da oferta de serviços públicos e privados com menor custo, facilidade de acesso e maior alcance social.

Bem formar o jovem e abrir-lhe oportunidades de se fixar, quando adulto, na cidade de Santos!

Programa completo Uma só Santos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Santos da inovação, do desenvolvimento tecnológico e do conhecimento

Deixe um comentário