Ho Chi Minh, o herói anti-imperialista que foi garçom no Rio de Janeiro

Antes de voltar ao seu Vietnam natal, Ho Chi Minh, duas vezes libertador da sua Pátria, esteve na nossa terra. Uma história para se conhecer e curtir.

Blog do Renato

Por Hugo Albuquerque

Ho Chi Minh, revolucionário comunista e um dos principais responsáveis pela libertação do Vietnã do colonialismo francês e imperialismo dos EUA, faleceu neste dia em 1969. Resgatamos aqui sua passagem pela decadente cidade maravilhosa onde fez amizade com um militante sindical antirracista.

Nguyen Ai Quoc (Ho Chi Minh), 1921. Foto do History Today.

Nossa primeira edição impressa sobre “Marxismo Cultural” já está disponível. Adquira a sua revista em nossoplano anualoucompre ela avulsa.

Ho Chi Minh, herói revolucionário vietnamita, faleceu em um 02 de setembro como este em 1969, quando a resistência vietnamita já tinha virado o jogo contra a invasão imperialista norte-americana, mas a guerra ainda não havia terminado. Pouco se sabe sobre um detalhe curioso na juventude do militante comunista que se tornaria presidente do Vietnã do Norte: suas andanças pelo mundo como cozinheiro de navio, o que levou inclusivea conhecer o…

Ver o post original 1.081 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: