Em Brasília, 14 horas

e quinze minutos do dia de Maio de 2020 a agenda oficial da Presidência da República indicava compromisso com o senhor Frederick Wassef, advogado.

Nas semanas seguintes, veio a público a informação que foi recebido nada menos que o procurador da pessoa do Presidente em pelo menos três ações judiciais, além de outras em figuravam parentes e amigos próximos do Chefe da Nação.

Entre os bens de Wassef consta uma propriedade na cidade de Atibaia em que foi localizado o até então foragido senhor Fabrício Queiroz, cuja história é bem conhecida no país. Entre outras práticas do capturado estava a suposta feitura de depósitos bancários na conta da primeira-dama. Ao que consta, a hospedagem foi de meses, sem qualquer recibo de aluguel apresentado até o momento.

Um veterano colega do Banco Central observou que, de uns vinte anos para cá, as transações financeiras estão registradas no detalhe, tornando mais difícil a sua ocultação. No entanto, também ganhou luz um contrato do Banco Central com a firma das filhas de Maria Cristina Boner Leo, fornecedora de soluções tecnológicas ao Estado, presentemente encarregada da criptografia do Banco Central, por módicos R$ 41 milhões. A senhora, segundo as colunas sociais, teria convivido intimamente com Wassef por longo período.

Agora parece nítido conflito de interesses entre o Estado e a técnica de informática, pois traz o risco de certos dados do sistema financeiro serem tão bem criptografados que nem a Justiça lhes conseguirá ver.

De todo o modo, mesmo citada da operação Caixa de Pândora, a fornecedora certamente não falhará em atender a encomenda observando o interesse público…

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: