Em Brasília, 14 horas

e quinze minutos do dia de Maio de 2020 a agenda oficial da Presidência da República indicava compromisso com o senhor Frederick Wassef, advogado.

Nas semanas seguintes, veio a público a informação que foi recebido nada menos que o procurador da pessoa do Presidente em pelo menos três ações judiciais, além de outras em figuravam parentes e amigos próximos do Chefe da Nação.

Entre os bens de Wassef consta uma propriedade na cidade de Atibaia em que foi localizado o até então foragido senhor Fabrício Queiroz, cuja história é bem conhecida no país. Entre outras práticas do capturado estava a suposta feitura de depósitos bancários na conta da primeira-dama. Ao que consta, a hospedagem foi de meses, sem qualquer recibo de aluguel apresentado até o momento.

Um veterano colega do Banco Central observou que, de uns vinte anos para cá, as transações financeiras estão registradas no detalhe, tornando mais difícil a sua ocultação. No entanto, também ganhou luz um contrato do Banco Central com a firma das filhas de Maria Cristina Boner Leo, fornecedora de soluções tecnológicas ao Estado, presentemente encarregada da criptografia do Banco Central, por módicos R$ 41 milhões. A senhora, segundo as colunas sociais, teria convivido intimamente com Wassef por longo período.

Agora parece nítido conflito de interesses entre o Estado e a técnica de informática, pois traz o risco de certos dados do sistema financeiro serem tão bem criptografados que nem a Justiça lhes conseguirá ver.

De todo o modo, mesmo citada da operação Caixa de Pândora, a fornecedora certamente não falhará em atender a encomenda observando o interesse público…

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: