Flávio Dino em São Paulo

Sind. dos Metalúrgicos – SP

A Força Sindical inaugurou sua série de debates sobre O Brasil que Queremos com a presença do governador maranhense Flávio Dino, no auditório paulistano do Palácio do Trabalhador.

Miguel Torres, presidente anfitrião, encontrava-se ladeado por colegas de outras centrais e diante de centenas de trabalhadores interessados em conhecer as ideias do palestrante.

O comunista, cristão e paraíba apresentou-se como advogado que foi dos sindicatos de seu Estado natal, atuando desde sempre em defesa dos direitos e da melhoria de vida de quem trabalha.

O quadro geral apresentado pelo governador mostrava a marcha atrás na inclusão social alcançada até há alguns anos. As agressões à democracia no Brasil de hoje, que incluem o peso da palavra presidencial, não são para corrigir os defeitos que se verificam nos Poderes da República, mas para atacar as virtudes do regime democrático.

A rara confusão de militares e milicianos e a tentativa de reduzir o poder à esfera familiar levaram o palestrante a se somar à Frente Ampla em defesa da democracia, calcada na unidade de todos, independentemente dos acordos eleitorais de cada um.

Flávio Dino apresentou aos trabalhadores e à Nação três proposições principais:

  • revogação da legislação antissindical, que significa menos salário e represamento de benefícios, por diminuir a capacidade de resistência do trabalhador ante a busca da estabilidade da economia;
  • reverter os cortes na ação pública de garantia dos direitos sociais e promover a igualdade de oportunidades, especialmente para os mais jovens; e
  • promover a reforma tributária, de modo a inverter a regra atual de tributar mais quem ganha menos.

Quando garoto, o governador de segundo mandato contraiu todas as doenças infantis pelo contágio forçado com os irmãos, como era praxe de imunização no século passado. Seus filhos ficaram livres das moléstias pela conquista das vacinas, que o levou a concluir que a luta é o melhor remédio.

Flavio Dino

Da produtiva manhã, ficou a mensagem: “nada é mais transformador que a diferença”.

Assim, juntos na diferença de ideias, vamos construir um Brasil mais desenvolvido e justo para a nossa gente.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Flávio Dino em São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: