Manchetes do dia – 18.5.2024

Hora do Povo - Os números que constam da nota técnica da CTB, de janeiro de 2024, são dramáticos: o Brasil, durante 50 anos, cresceu a uma taxa de 7% do PIB ao ano. Nos últimos 40 anos, a média foi de 2% ao ano. A indústria de transformação, que já foi 30% do PIB, caiu para 11% do PIB em 2020. A taxa de investimento, que já foi de 25%, caiu para 16,5% do PIB em 2023. Segundo o IBGE, 39 milhões de trabalhadores estão na informalidade.

Geração 68 - Um é a favor do desemprego, a outra é a favor de que os aposentados do INSS recebam a cada ano menos valor real da aposentadoria. Ambos são filiados à ideologia capitalista, na qual manter um exército de desempregados é regra para que os trabalhadores saibam que existem outros à espera dos seus postos de trabalho e tenham menos força de negociação para aumentos de salários. 

JMFG - Durante seus 23 primeiros anos de serviço, o navio navegou ininterruptamente, acumulando mais de 3.000 dias no mar e centenas de viagens científicas, incluindo seis expedições à Antártica. Sua primeira expedição polar, um marco para a ciência brasileira, consolidou o papel do país na pesquisa antártica. As mais de 150 viagens do Besnard renderam 68 diários de bordo repletos de histórias e cerca de 50 mil amostras de organismos marinhos.

Vermelho - Díaz-Canel reconhece que Cuba enfrenta dificuldades significativas, especialmente nos últimos anos, com muitas famílias enfrentando escassez de alimentos, inflação e deficiências nos serviços públicos. Ele aponta para o bloqueio econômico dos Estados Unidos como uma causa primária dessa situação difícil, destacando que as mais de 240 medidas impostas pela administração Trump intensificaram o bloqueio e cortaram todas as fontes de renda em moeda estrangeira para Cuba.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.5.2024

Deixe um comentário