Manchetes do dia – 27.1.2026

Hora do Povo – Um raio atingiu a manifestação organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, e deixou pelo menos 30 pessoas feridas graves, que foram encaminhadas pelos bombeiros ao hospital. A manifestação, pela anistia aos golpistas, começou por uma caminhada puxada por Nikolas desde Minas Gerais e encerrou em Brasília. Em discurso feito ao chegar a Brasília, Nikolas Ferreira (PL-MG) não mencionou as dezenas de feridos, mesmo que oito estivessem em estado grave.

Vermelho – O Brasil que emerge da pesquisa A verdade sobre como pensam os brasileiros feita pelo Instituto Ágora propõe olhar a sociedade através de seis grupos. O que os dados desenham é uma cartografia de fissuras profundas, em que a clássica luta de classes, embora desconsiderada pelo estudo e despojada de seu vocabulário tradicional, continua a organizar as dores e as escolhas de uma população atravessada pela precarização.  

Outras Mídias – A estatística oficial é construída com conceitos estáveis, documentação metodológica, desenho amostral, deveres de sigilo e padrões profissionais que garantem comparabilidade e confiança pública. Já os dados digitais nascem como subproduto de serviços: cliques, transações, geolocalização, logística, reputação, cadastro e metadados.

Hora do Povo –  Elvis Joel Tipan Echeverria, o pai e sua filha foram detidos quando retornaram para casa de uma ida à mercearia, mas quando um juiz federal ordenou a liberação da garota atá as 21h30min os agentes federais de imigração enviaram os dois para um centro de detenção no estado do Texas. “Para mim, isso é claramente parte desse esforço para tentar fugir da jurisdição do tribunal”, disse Irina Vaynerman, advogada da família. “Nunca vimos esse nível de depravação com uma criança de 2 anos”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.1.2026

Deixe um comentário