Redes sociais – 14 a 20.12.2025

Carolina Luna – A aprovação do PL da Dosimetria pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, após seis horas de reunião, escancara uma manobra política que afronta a democracia e sinaliza tolerância com crimes gravíssimos contra o Estado de Direito. Sob o discurso de “corrigir excessos”, o PL cria atalhos legais para aliviar punições de quem participou de uma tentativa explícita de ruptura democrática. O Congresso ignora a violência, a grave ameaça e o caráter organizado dos ataques.

Fundação Maurício Grabois– Há 49 anos, a ditadura militar brasileira realizou sua última ação de extermínio. A Chacina da Lapa revelou o uso sistemático da violência, da mentira e da tortura como política de Estado. Lembrar é resistir. Sem memória, não há democracia. Sem justiça, não há reparação.

CTB – Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, destacou a importância da unidade da classe trabalhadora durante o 1º Congresso Latino-Americano, Caribenho e Mundial dos Trabalhadores. Ao lado de delegações internacionais, Adilson alertou para os riscos das políticas imperialistas e belicistas dos Estados Unidos, denunciando as ameaças à soberania dos povos, especialmente na América Latina. Para ele, ataques como os dirigidos à Venezuela representam um grave perigo que pode se estender a outros países, inclusive ao Brasil.

Carlos Albérico de Medeiro – A evolução do cenário geopolítico global aponta para uma grande transformação caracterizada pela ascensão de um sistema multipolar, vários polos de poder, que desafia a hegemonia ocidental estabelecida após a Guerra Fria. O ponto central dessa reorganização está na crescente integração da Eurásia, cujo aprofundamento redefine não apenas a dinâmica regional, mas a estrutura da ordem mundial impulsionada principalmente por dois blocos: a OCX e o BRICS ampliado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário